20/05/2021 14h18
Foto: Divulgação
O governo federal lançou o Gigantes do Asfalto, um pacote de benefícios para os caminhoneiros, com a meta de gerar melhores condições de trabalho. A expectativa é que a renda dos motoristas autônomos possa crescer até 20%.
Segundo o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, com a iniciativa os caminhoneiros vão poder antecipar rendimentos e ter contas digitais.
Segundo ele, o Caixa Tem será grátis. “A medida vai eliminar a carta frete que os motoristas não podiam utilizar. E ajudar quem não têm conta em banco”, diz.
Além disso, vai ser possível negociar dívidas atrasadas. Os descontos serão de até 90%. A medida vai ajudar 700 mil caminhoneiros, de acordo com Guimarães.
Para facilitar a compra de caminhões. o caminhoneiro vai poder usar a casa como garantia de empréstimos. Apenas operações de Crédito Direto ao Consumidor (CDC) tinham essa facilidade.
O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, salientou que a renda dos caminhoneiros pode crescer até 20%
De acordo com o governo, apenas 13% do que o caminhoneiro recebe é renda, 47% vão para cobrir custos e 40% para intermediários.
Documento Eletrônico de Transporte
Esta semana, também foi criado o Documento Eletrônico do Transporte (DT-e), através de medida provisória. O sistema eletrônico reunirá cerca de 20 documentos.
O DT-e, uma reivindicação antiga dos caminhoneiros, deve reduzir a burocracia e agilizar as operações de transporte.
O governo também autorizou mudanças no artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visando diminuir os casos de apreensão do caminhão. Na prática, o motorista poderá seguir viagem e resolver eventuais irregularidades depois.
Outra iniciativa que beneficia o caminhoneiro é a instalação de mais 100 pontos de parada em rodovias até o fim de 2021. O objetivo é contribuir com o cumprimento da Lei do Descanso.
Vale diesel ficou de fora
Um suposto vale para pagamento de diesel ficou de fora. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Autônomos (Abrava), Wallace Landin, essa era uma das promessas do governo.
Para Landin, conhecido como Chorão, o Gigantes do Asfalto é um passo importante para os caminhoneiros. “É a primeira vez que o governo concentra tantos esforços em um projeto para a categoria”, ressalta.