27/05/2021 07h26
Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil
Mais de mil lojistas participam da 15ª edição do Dia Livre de Impostos, que ocorre nesta quinta-feira (27), de forma online. Na data, os lojistas participantes vão comercializar produtos sem as taxas de tributação cobradas pelos governos.
O evento, que abrangerá todos os estados e o Distrito Federal, é promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem) e pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo (FCDLESP).
Segundo as entidades organizadoras, a ação visa alertar a população sobre o valor de impostos pagos em cada produto e sensibilizar as autoridades sobre as dificuldades enfrentadas pelo setor.
“O evento chama atenção para um dos principais entraves do comércio varejista: a alta carga tributária nos produtos e serviços. Com a pandemia de Covid-19, os estabelecimentos foram ainda mais afetados pelo abre e fecha. Esperamos que a data aqueça o setor e reforce a necessidade da reforma tributária”, destacou o presidente da FCDLESP, Maurício Stainoff.
Durante o Dia Livre de Impostos, os produtos e serviços oferecidos pelos lojistas poderão chegar a ter descontos de 70%. A lista das lojas participantes pode ser vista no site do evento. Os descontos serão ativados na data do evento.
Compras pelo site
O presidente da CDL Jovem de Salvador, Bruno Thomaz Desde explica que desde o dia 1º de maio, o site www.dialivredeimpostos.com.br estava disponível para os lojistas cadastrarem sua loja, e em seguida os produtos que desejam oferecer sem o valor do imposto. “Após todos os lojistas realizarem o cadastro, basta o consumidor acessar o mesmo site, fazer o filtro de localização, e verificar quais produtos estão disponíveis para a compra. Mesmo que o cliente não aproveite nenhuma oferta, terá a dimensão da alta carga tributária e do quanto isso afeta o consumo”, destaca.
Para a edição de 2021 do Dia Livre de Impostos, a organização espera uma participação efetiva das lojas de Salvador e Região Metropolitana, de shopping centers e de rua. “O lojista que adere à campanha estará potencializando a oportunidade de compra do cliente. Com isso sendo feito, ocorre o efeito cascata, como aumento das vendas e consequentemente do faturamento. Trata-se de uma maneira de também ajudar o empreendedor num momento de crise”, pontua Thomaz.
Maiores tributações
Ocupando a posição de nº 14, num ranking dos 30 países com as maiores tributações, o Brasil ainda está na última colocação como país que melhor retorna o dinheiro para a população, segundo dados da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). Ainda segundo a pesquisa, os altos impostos sem retorno têm alto impacto na economia, criando um efeito bola de neve, deixando produtos mais caros e uma consequente diminuição dos números do varejo. “Com isso, menos funcionários são contratados. E sem emprego, as pessoas diminuem seus gastos e assim por diante num ciclo”, finaliza o presidente da CDL Jovem de Salvador. Atualmente, o brasileiro trabalha 153 dias do ano, o equivalente a cinco meses, apenas para pagar os impostos aos quais é submetido.
O Dia Livre de Impostos foi criado pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem em 2003 e acontece em todos os estados do país em mais de 1.200 cidades. O intuito não é a sonegação de impostos, pois nesse dia o empresário arca com os custos da taxação, para não ser repassado aos consumidores. Em 2020 a data contou com a participação de 26 estados e Distrito Federal, e com a colaboração de mais de 9 mil varejistas e com o apoio de todo sistema CNDL.