18/06/2023 11h29
Foto: Divulgação
As principais companhias marítimas estão reduzindo as sobretaxas de bunker que encarecem o transporte de contêineres, reconhecendo a queda significativa nos preços do bunker nos últimos seis meses. Embora alguns tenham destacado as despesas com combustível como um fator de impacto de custo nos resultados do primeiro trimestre, os preços têm caído constantemente desde meados de 2022 e devem cair ainda mais, informa a Alphaliner.
O óleo combustível pesado IFO 380 (HFO) teve uma média de US$ 454 por tonelada na semana passada em Roterdã, acima dos US$ 642 do ano anterior, enquanto o óleo combustível com muito baixo teor de enxofre (VLSFO) 0,5% teve uma média ligeiramente inferior. de US$ 545, uma queda ainda maior de US$ 963 no mesmo período de 2022.
Em média, os preços do bunker (todas as especificações) caíram 35% ano a ano até agora no trimestre atual, já que as preocupações com a demanda global ultrapassaram a guerra na Ucrânia como o principal fator para impulsionar os preços do petróleo. De acordo com a Alphaliner, a tendência pode ajudar os traders enquanto eles lutam para permanecer lucrativos nas novas condições de mercado.
Projeção para baixo
A Hapag-Lloyd destacou os custos mais altos do bunker no primeiro trimestre de 2023, que aumentaram 7,5% em relação ao ano anterior, mas espera-se que isso mude ao longo do ano. Em sua perspectiva de lucros para 2023, a Hapag-Lloyd previu um "claro declínio" nos preços dos combustíveis este ano, após a média de US$ 753 por tonelada paga em 2022.
A Maersk também registrou um aumento de 2,3% ano a ano nos custos médios de bunker no primeiro trimestre, para US$ 625 por tonelada, parcialmente compensado por uma queda de 11% no consumo. No entanto, ambas as companhias marítimas ajustaram suas sobretaxas de combustível para baixo no período de abril a junho e novamente no período de julho a setembro.
Em particular, a Maersk estabeleceu seu Fator de Ajuste de Bunker (BAF) na rota do Extremo Oriente para a Costa Leste dos EUA em US$ 842/TEU a partir de 1º de julho, abaixo dos US$ 889 no período atual.
A Hapag-Lloyd reduziu sua chamada sobretaxa de recuperação de combustível marítimo (MFR) para US$ 397/TEU para o período de três meses a partir de 1º de julho. Esta é uma redução de US$ 441/TEU.
Vale ressaltar que, em geral, as sobretaxas de bunker para as companhias marítimas atingiram o pico no quarto trimestre de 2022.
GNL
O comércio de GNL está de volta à mesa devido ao recente colapso dos preços de GNL, tornando este produto economicamente atraente novamente.
Os preços spot do gás natural atingiram uma baixa de quase 3 anos em abril e continuam pairando em torno desse nível, enquanto os custos caíram mais de 75% desde o pico em agosto.
Espera-se que as linhas de navegação com capacidade de combustível duplo, que até o momento comercializaram amplamente suas rotas usando combustível convencional, refaçam suas contas à medida que buscam economia máxima de custos no novo ambiente tarifário. Isso obviamente inclui capacidade dupla de GNL. É o caso do “Brussels Express” de 15,00 TEU (antigo “Sajir”), que poderá mais uma vez tirar partido da sua flexibilidade de propulsão.
Embora as companhias marítimas não se beneficiem das quedas que se têm verificado no mercado spot de bunker, já que a maioria delas assina contratos plurianuais, isso é fundamental para definir os termos dos acordos. Assim, por exemplo, a Hapag-Lloyd assinou um contrato plurianual com a Shell para fornecer GNL aos seus próximos 12 navios porta-contêineres bicombustíveis em fevereiro deste ano, logo após a queda dos preços.
Declínio do interesse em purificadores
A proporção de lavadores (dispositivos de purificação de gases de escape) na frota existente está estagnada após o crescimento significativo observado em 2021 e 2022.
Até o final de maio, cerca de 967 navios estavam equipados com esses dispositivos (32,8% da frota, ou 8,7 MTEUs). Essa porcentagem aumentou apenas 2% em dezoito meses, já que a atenção se voltou para a substituição em larga escala da frota por propulsão bicombustível.
Com base em dados atualizados, a participação de lavadores na frota não deve subir muito acima de 34% até o final de 2024, apesar de um forte cronograma de entrega de novas embarcações.
A diferença de preço entre os combustíveis com baixo e alto teor de enxofre é de cerca de US$ 90 por tonelada hoje e tem uma média de US$ 140 por tonelada até agora este ano, contra US$ 215 por tonelada em 2022.
Em geral, a diferença acabou sendo menor do que o esperado pelas companhias marítimas após a introdução das Regras IMO 2020, quando a diferença estava mais próxima de US$ 350.
Fonte: Mundo Marítimo