02/07/2021 13h50
Foto: Fábio Arruda
O Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), em São Gonçalo do Amarante, vai ganhar um Centro de Importação. Para tanto, o governador do Ceará, Camilo Santana, assinou um memorando de entendimento que viabilizará a implantação.
O memorando foi assinado com a empresa Comexport Trading LTDA, a qual, segundo o governo, é uma das maiores organizações brasileiras no ramo de comércio exterior.
Conforme o governador, a implantação do Centro de Importação irá transformar o estado em um hub de comércio exterior, incluindo importação e exportação. O procedimento poderá, conforme Camilo, beneficiar diretamente "empresas cearenses que não têm estrutura e capacidade para realizar essas operações internacionais", escreveu por meio de redes sociais.
Segundo o Governo do Estado, a empresa irá atuar na área de importações automotivas, com foco em aeronaves executivas e equipamentos para indústria e parques solares e eólicos. Com a instalação, a previsão é de que o volume de operações faça o PIB do Ceará subir 1%.
Para o diretor geral da Comexport, Rodrigo Teixeira, o Ceará tem vocação e infraestrutura para novos negócios; esta foi a razão pela assinatura do memorando. “O Ceará chama atenção [...] principalmente por (ter) um ambiente favorável de negócios, um ambiente transparente, e é tudo isso que o empresário busca na hora de decidir realizar um investimento”, ressaltou.
A Comexport tem experiência de 50 anos na área de Comércio Exterior, com operação nos principais portos brasileiros, segundo a gestão estadual. Há filiais da organização em países como Estados Unidos, Suíça, Polônia, Rússia e China.