Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu fecha 2023 com 14,9 mi/t

Ao longo do ano, foram movimentados 1.296.678 TEUs

22/01/2024 09h21

Foto: Divulgação

De janeiro a dezembro do ano passado, o Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu movimentou um total de 14.965.499 toneladas e 1.296.678 TEUs (Unidades equivalentes a um contêiner de 20 pés).

"Considerando as atuais circunstâncias que o Porto de Itajaí enfrentou ao longo de 2023, mesmo sem as operações com cargas de contêineres, tivemos ainda um desempenho equilibrado quanto as operações com carga geral. Não houve interrupções em suas movimentações, destacando-se com diversas operações onde podemos incluir embarcações com cargas de celulose, Roll On Roll Off (desembarque de veículos importados das montadoras BMW e GM), operações com cargas de barras de ferro, vergalhões perfilados, bobinas de aço, açúcar e fertilizantes”, explicou o superintendente do Porto de Itajaí, Fábio da Veiga.

“Para este ano de 2024, teremos muitas novidades quanto ao retorno com operações de cargas de contêineres na área arrendada, e, assim, nosso porto voltará a figurar entre os principais portos de Santa Catarina e do país", ressaltou Fábio da Veiga.

Movimentação em dezembro

No mês de dezembro, o Complexo Portuário atingiu um volume total de movimentação de carga de 1.482.782 toneladas. Desse montante, 590.695 toneladas foram destinadas à exportação, enquanto 892.087 toneladas foram direcionadas à importação. Em relação às operações de contêineres/TEUs, foram movimentados 129.863 TEUs em dezembro.

As operações com navios, o mês de dezembro, registraram o movimento de 78 embarcações, distribuídas junto aos Terminais de Uso Privado em: 51 no TUP Portonave, 14 no Porto de Itajaí, 01 no TUP Teporti, 07 no TUP Barra do Rio, e 05 atracações no TUP da Braskarne.

No Porto de Itajaí, a movimentação total de cargas atingiu 62.670 toneladas em dezembro, somando um acumulado anual de 370.882 toneladas.

No Terminal Portonave (Porto de Navegantes), a movimentação em dezembro totalizou 1.383.944 toneladas com 129.863 TEUs. No acumulado de janeiro até o final de 2023, o complexo movimentou 14.366.522 toneladas e 1.296.289 TEUs.

Quanto aos demais Terminais de Uso Privado (TUPs), a Braskarne registrou uma movimentação de 29.397 toneladas em dezembro e 86.228 no acumulado do ano. Já o terminal Teporti apresentou uma movimentação de 6.771 toneladas no mesmo mês e 122.651 em 2023.

Com as operações realizadas na área pública (berços 03 e 04), pela SC Portos, em dezembro, o Porto de Itajaí recebeu o navio Adriatic Highway (Roll On Roll Off), de bandeira japonesa, com 199,97 metros de comprimento por 32,26 metros de largura, transportando a bordo 487 veículos das montadoras BMW e General Motors (GM). Também recebeu, pela primeira vez, o navio NJ SUN, transportando 34.598 toneladas de aço em vergalhões e bobinas. O mês de dezembro finalizou para o porto de Itajaí, com a atracação de novas escalas de cruzeiros totalizando nesta nova temporada 2023-2024, 41 operações na cidade, praticamente o dobro da temporada passada. Até abril deste ano, toda semana um transatlântico estará atracado no porto de Itajaí, onde são esperados 110 mil turistas que passarão pela cidade. A estimativa é que esta temporada movimente mais de R$ 60 milhões.

Bacias de Evolução

As manobras nas áreas das Bacias de Evolução 01 e 02 totalizaram 78 giros em dezembro, sendo 32 giros na Bacia da Evolução 01 (em frente aos berços 01 e 02 do Porto de Itajaí e Portonave), 37 na Bacia 02 (Baia Afonso Wippel) e outras 09 manobras nos terminais a montante. No acumulado do ano, de janeiro até dezembro, foram registrados 835 giros nas áreas de bacia.