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Logística

Contrato de concessão da Via Dutra já tem 9 empresas interessadas

O leilão ainda não tem data provável, disse Tarcísio Gomes de Freitas

30/06/2020 13h36

Foto: Divulgação

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou que a renovação do contrato de concessão da Rodovia Presidente Dutra, que liga o Rio a São Paulo, já conta com nove empresas interessadas, sendo três estrangeiras que ainda não atuam no Brasil. A principal rodovia do país é administrada atualmente pela CCR Nova Dutra, mas a licença vence em 2021.

Freitas confirmou que o novo contrato da Via Dutra vai englobar a implementação de uma nova descida na Serra das Araras, trecho que liga a região metropolitana do Rio ao Sul Fluminense, e irá englobar a Rodovia Rio-Santos, trecho da BR-101 que liga a capital fluminense ao litoral paulista. No entanto, não informou a data provável do leilão. “É um projeto interessante e denso em termos de investimento. O contrato vence ano que vem e estamos mandando para avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). As melhorias vão aumentar a fluidez e segurança nas operações logísticas no trecho.”

Segundo Freitas, a intenção é, na Rio-Santos, duplicar o trecho da saída da capital fluminense até a chegada em Angra, além de adequação de capacidade no segmento Angra - Ubatuba.

“Incorporamos a Rio-Santos na concessão porque tinha fôlego e caixa financeiro para suportar. Submetemos isso ao mercado depois da audiência pública, devido ao alto número de modificações. Nove empresas já sinalizaram interesse, sendo que três são estrangeiras que ainda não atuam no Brasil. Isso nos apresenta um cenário de competitividade e sucesso nos próximos leilões”, disse Freitas.

O ministro afirmou que o portfólio brasileiro de projetos de infraestrutura, como leilões de aeroportos e concessões de rodovias, e a “estruturação sofisticada” do país são atrativos para os investidores internacionais. “As perspectivas para o setor de infraestrutura são as melhores possíveis. Nós temos tudo para trazer o investidor para o Brasil. As bases estão sendo lançadas. Eu quero ver o Brasil um canteiro de obras e vamos buscar o investimento onde ele está”, destacou.

Segundo ele, os projetos tocados pela pasta irão atrair mais de R$ 200 bilhões em investimentos privados para o país até 2021.

Financiamento verde

Segundo o ministro, os projetos de infraestrutura são desenvolvidos na pasta dentro de parâmetros de certificação ambiental para conseguirem captar “investimentos verdes”, como green bonds, que são títulos emitidos para financiar projetos de sustentabilidade que visam mitigar os efeitos das mudanças ambientais e climáticas

Para Tarcísio de Freitas, os aprendizados adquiridos ao longo dos últimos anos na estruturação e gestão de projetos com a participação da iniciativa privada permitem uma matriz de risco equilibrada. “Temos uma estruturação sofisticada. Os contratos estão flexíveis para suportar situações atípicas como vivemos este ano com a pandemia”, enfatizou.