Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Copa Airlines investe na conectividade do Panamá

Em junho de 2024 a companhia terá 85 destinos em 32 países com uma média de mais de 370 voos diários

29/02/2024 11h35

Foto: Divulgação

A Copa Airlines, subsidiária da Copa Holdings, S. A. e membro da rede aérea global Star Alliance, compartilhou seus planos de crescimento e investimento para 2024, a fim de manter a liderança na região de conectividade aérea do Panamá, que oferece o Hub das Américas® localizado no Aeroporto Internacional de Tocumen, além de aumentar sua contribuição para a economia, o turismo e a geração de empregos no país.

"A conectividade internacional oferecida pela Copa Airlines, maior do que a oferecida em outros hubs da região, é uma vantagem competitiva para o Panamá, que destaca o impacto e a relevância estratégica do Hub das Américas® na economia do país. Essa conectividade única também é um atrativo para companhias aéreas de outras regiões do mundo que complementam seus voos em nosso país. Um país mais conectado resulta em oportunidades para todos, por isso investimos em novas aeronaves para ampliar rotas e frequências que gerem mais empregos, mais desenvolvimento econômico e mais crescimento no turismo", comentou Pedro Heilbron, presidente executivo da Copa Airlines.

Fortalecimento da conectividade do Panamá

No próximo mês de junho, por meio da rede de rotas da Copa Airlines, o Panamá se conectará com 85 destinos em 32 países do continente americano, com uma média de mais de 370 voos diários. No primeiro semestre, a companhia aérea incorporará três novos destinos: Tulum, no México, Florianópolis, no Brasil, e a região de Raleigh-Durham, na Carolina do Norte, Estados Unidos. Isto representa uma oportunidade de oferecer a mais pessoas do continente a possibilidade conhecer os atrativos do Panamá, bem como um incentivo ao desenvolvimento econômico e turístico do país.

Com as novas rotas e o aumento da frequência de voos nos destinos atuais, a Copa Airlines estima encerrar 2024 com mais de 17,5 milhões de passageiros transportados, o que representa um aumento de 21% em relação a 2019, superando o número anterior à pandemia.

O aumento de rotas e frequências de voos é possível graças ao investimento anual de 1,7 bilhão de dólares (a preço de tabela) para ampliação da frota de aeronaves modelo Boeing 737-MAX. A Copa Airlines fechou 2023 com 96 aeronaves e a expectativa é que até o final de 2024 a frota chegue a 107 e ultrapasse 120 aeronaves até 2025. A companhia aérea estima que serão gerados 70 empregos novos para cada aeronave adicionada à sua frota.

Atração turística

O "Panamá Stopover" continuará sendo uma importante iniciativa da Copa Airlines para continuar incentivando os passageiros que transitam pelo Aeroporto Internacional de Tocumen a visitar o Panamá. Em 2023, este programa atraiu mais de 120 mil visitantes, crescimento de 17,9% em relação a 2022. A companhia aérea também informou sobre sua nova campanha promocional para 2024, "É tão Panamá", que promoverá as maravilhas turísticas do país, principalmente nos mercados chave dos Estados Unidos, para continuar gerando mais interesse nos viajantes para visitar o Panamá.

Além disso, por meio das tarifas "Panamá Irresistível", em 2023 foi registrado um aumento de 14% no número de visitantes ao país nos voos da Copa Airlines. Esta iniciativa oferece tarifas promocionais e ao mesmo tempo contribui para a promoção e divulgação do país por meio das plataformas de mídia social da companhia aérea, copa.com, e outros espaços publicitários da empresa, como a revista de bordo Panorama.

Em 2023, segundo informações do Fundo de Promoção Turística (Promtur) e da Autoridade de Turismo do Panamá (ATP), foi registrado o ingresso de 1,6 milhão de visitantes por via aérea para o Panamá, 17,7% a mais em relação a 2022. A companhia aérea estima que aproximadamente 60% destes passageiros chegaram através de voos da Copa Airlines.

Impacto na economia panamenha

O crescimento da Copa permite uma maior contribuição direta à economia. Em 2023, a atividade da Copa Airlines gerou quase 1,5 bilhão de dólares entre contribuições ao tesouro, pagamentos a instituições governamentais, folha de pagamento, fornecedores locais, entre outros. Espera-se que, até o final de 2024, esta contribuição ultrapasse os 1,6 bilhões de dólares.

Além disso, o crescimento da companhia aérea continuará a beneficiar positivamente a produção e o progresso das empresas locais, trazendo mais produtos a bordo para o desfrute dos milhões de passageiros que viajam com a Copa em todo o continente. Atualmente, empresas panamenhas como Café Rogusta, Comercializadora Nico, Finca El Viejito, Zakuska e Oro Moreno Panamá, são algumas das pequenas e médias empresas que fornecem produtos 100% fabricados no Panamá que fazem parte do serviço a bordo da companhia aérea.

Criação de empregos

Este ano, a Copa Airlines pretende continuar sendo uma das maiores geradoras de empregos do setor privado no Panamá. Para este ano, a companhia aérea estima gerar mais de 630 novos empregos e ao final do ano ter mais de 7.700 funcionários no Panamá, superando assim o tamanho que tinha em 2019. Até 2025, o número de colaboradores da companhia aérea no Panamá deverá ultrapassar 8.200 pessoas.

Com o objetivo de atender à demanda por mão de obra qualificada e gerar oportunidades de crescimento profissional para os jovens panamenhos, a Copa Airlines continua promovendo a Academia Latinoamericana de Aviação Superior (Alas), uma instituição sem fins lucrativos e parcialmente subsidiada pela Copa Airlines, dedicada à formação de jovens panamenhos para serem pilotos comerciais. Desde a sua fundação até hoje, já formou mais de 233 pilotos comerciais, que hoje fazem parte do quadro de pilotos da companhia aérea. Atualmente, conta com 84 alunos ativos e pretende formar 61 novos pilotos até o final de 2024.

Para gerar oportunidades para os mecânicos de aviação, a Copa continua promovendo a Academia de Técnicos Aeronáuticos (ATA), que tem como objetivo formar pessoal altamente capacitado em manutenção e inspeção de sistemas aeronáuticos, sob padrões de qualidade locais e internacionais. Desde a sua fundação, a ATA formou 134 mecânicos de aviação e atualmente 86 alunos estão cursando seus estudos. Este programa, sem fins lucrativos, recruta jovens de escolas técnicas e profissionalizantes panamenhas, oferecendo formação gratuita ao aluno e com uma bolsa mensal de US 350 enquanto concluem a graduação.

Por sua vez, a Academia de Tripulação de Cabine da Copa Airlines estima que 360 ​​tripulantes de cabine se formarão em 2024. Com isso, os jovens panamenhos recebem uma certificação 100% gratuita que atende aos padrões internacionais exigidos pelo setor. Isto permite-lhes adquirir ferramentas de atendimento a bordo, gestão de emergências, preparação de cabine, idiomas, bem como iniciar-se no mundo da aviação e construir a sua carreira e progressão profissional dentro da companhia aérea.