Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Correios instala primeiro armário inteligente em São Paulo

Equipamento é o primeiro no modelo credenciado, ou seja, instalado por empresa parceira

15/07/2021 14h43

Foto: Tomaz Silva - Agência Brasil

Os Correios instalaram o primeiro locker da empresa na cidade de São Paulo. O armário inteligente fica no Shopping Metrô Itaquera, na zona leste da capital paulista, e pode ser usado gratuitamente pelos destinatários.

Além de ser o primeiro da capital paulista, o armário inteligente instalado no Shopping Metrô Itaquera também é o primeiro equipamento da empresa no modelo credenciado, ou seja, instalado por empresa parceira responsável pela disponibilização de armários.

Com o credenciamento de empresas, os Correios esperam implantar mais 150 novos lockers nos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Atualmente, a empresa possui lockers em Brasília (DF), onde o modelo foi lançado, e no Rio de Janeiro (RJ). A ideia é continuar expandindo o modelo, uma opção para quem não pode estar em casa para receber encomendas durante o dia, não possui porteiro em seu condomínio ou mora em áreas de restrição de entrega, por exemplo.

Os terminais já instalados País estão em locais estratégicos, de grande circulação de pessoas, como estações de trens, metrôs e shoppings. O horário estendido de funcionamento é outro diferencial do serviço, pois os terminais podem funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana, respeitados os horários de funcionamento dos locais onde estão instalados.

Como usar o locker dos Correios

Para usar o locker, o destinatário precisa se cadastrar no serviço “Meu Correios” (antigo IdCorreios), pelo aplicativo ou pelo site. Para encontrar o locker de seu interesse, o cliente pode consultar o hotsite do serviço ou, no site dos Correios, usar o “Busca CEP ou endereços”, usando o termo “LCK”.

Na loja virtual, o comprador informa no endereço de entrega o CEP do locker onde deseja retirar a sua encomenda, não esquecendo de inserir o número do seu CPF/CNPJ no campo de complemento do endereçamento. O usuário pode acompanhar toda a movimentação da sua encomenda por meio do aplicativo Correios ou Sistema de Rastreamento de Objetos (SRO).

Quando a encomenda for acondicionada em um dos compartimentos do locker, o destinatário receberá, por SMS ou pelo aplicativo dos Correios, uma notificação com o código de acesso. O cliente tem três dias para fazer a retirada da encomenda. Para isso, deve apresentar o código recebido ao terminal, que o armário libera o acesso ao compartimento onde está a encomenda.