Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Covid-19: Casos crescem 194% na Bahia nos últimos 15 dias

Estado registrou 1.519 casos entre 23 de outubro e 5 de novembro

08/11/2023 07h04

Foto: Agência Senado

O aumento de casos de covid-19 na Bahia acende um alerta à população do estado. Nos últimos 15 dias, um crescimento de 194% de confirmados foi notificado em comparação à quinzena anterior. De acordo com números da Central Integrada de Comando e Controle da Saúde, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 1.519 casos foram registrados entre 23 de outubro e 5 novembro.

De 9 a 23 de outubro, o estado havia registrado 516 casos. Conforme a Sesab, o mês passado registrou cinco mortes por covid-19 e dez casos foram notificados em períodos anteriores. Nos primeiros cinco dias de novembro, três pessoas morreram por causa da doença.

Segundo a médica infectologista Áurea Paste, coordenadora da residência de Infectologia do Instituto Couto Maia (Icom), esse aumento é resultado de dois fatores: dificuldade de distinguir covid-19 de gripe e a banalização da doença.

"Por conta do aumento da vacinação, os casos têm sido brandos. As pessoas têm relaxado, saem mesmo com sintomas gripais e não realizam testes. Esse crescimento é preocupante porque pessoas com imunodeficiências, idosos e crianças podem ser contaminadas e estão mais suscetíveis a complicações mais graves", afirma a médica.

O médico infectologista Robson Reis, professor da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP), ressalta que ainda há uma pandemia e que o surgimento de novas variantes vai influenciar no aumento de casos. "As novas variantes têm capacidade de se tornar mais contagiosas e possuem uma facilidade de driblar o nosso sistema imunológico", explica.

"Embora tenhamos um aumento no número de casos, não há nenhuma sobrecarga no sistema de saúde e boa parte da população está vacinada. Lógico que gostaríamos de um número maior de pessoas vacinadas. Hoje discutimos não quantas vacinas a pessoas tomou, mas, sim, quanto tempo você tem da última vacina", diz Reis.

Essa discussão possui relação direta com um fenômeno chamado imunossenescência, que diz respeito a perda de capacidade de proteção em relação ao vírus.

Vacinação

De acordo com dados da Cobertura Vacinal do estado, disponibilizados no site oficial da Sesab, 61,48% da população de 40 anos ou mais (público-alvo da dose) está reforçada com a segunda dose de reforço do imunizante, o que equivale a 3,48 milhões de baianos. Pouco mais de 2 milhões, aptos a tomar a respectiva dose, não receberam o segundo reforço.

Já a vacina bivalente, responsável por promover a imunização para novas variantes do vírus da covid-19, além da linhagem original, só foi aplicada em 16,33% da população acima dos 12 anos. Esse número corresponde a 1,33 milhão de pessoas.

O infectologista Robson Reis salienta a importância de completar todo o quadro de vacinas. "As pessoas que estão vacinadas costumam ter quadros mais brandos. A pessoa não vacinada costuma ter febre mais alta e corre maiores riscos de complicações, como acometimento pulmonar mais grave, que leva a insuficiência respiratória e até mesmo o óbito".

“Happy Hour da Vacina”

Por conta do cenário epidemiológico da covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde realiza o “Happy Hour da Vacina”, em Salvador, até quinta-feira (9). Neste período, unidades de saúde, drives e locais de grande circulação de pessoas estão abertos até às 20h com a oferta exclusiva da dose bivalente para pessoas com 12 anos ou mais. Para ter acesso ao imunizante, é necessário ter tomado duas doses da vacina comprovadas em caderneta, com um intervalo de quatro meses da última aplicação. 

"Estamos observando o cenário de notificações e essa intensificação vacinal é uma forma de fortalecer a proteção da população, bem como conter o aumento do número de casos, principalmente os graves. O vírus continua circulando, mas a grande diferença para continuarmos com um quadro epidemiológico sob controle é a imunização. Por isso, peço a colaboração da população para que busque os nossos serviços e colabore no enfrentamento à doença", ressalta a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.

Além dos locais com horário ampliado, mais de 100 postos de saúde oferecem doses da vacina contra a covid-19 infantil e adulto, das 8h às 16h. A lista completa de unidades, bem como documentação, aprazamentos e público-alvo podem ser consultados no site www.saude.salvador.ba.gov.br.

Programação:

Drive-thrus: 5º Centro de Saúde/Barris (8h às 20h) e Atakarejo Fazenda Coutos (17h às 20h)

Postos de saúde: UBS Ramiro de Azevedo/Campo da Pólvora (8h às 20h), UBS Eunísio Teixeira Coelho/Saboeiro (8h às 20h), USF Curralinho/Boca do Rio (8h às 20h) e 5º Centro de Saúde/Barris (8h às 20h).

Pontos fixos: Shopping da Bahia (9h às 20h), Supermercado GBarbosa Costa Azul (9h às 20h), Atakarejo Vasco da Gama (9h às 20h), Shopping Bela Vista (9h às 20h), Atakarejo Cajazeiras (9h às 20h), Shopping Piedade (9h às 20h), Home Center Ferreira Costa/Paralela (8h às 20h), Estação Mussurunga (8h às 17h), Shopping Liberdade (9h às 18h), Shopping Ponto Alto/Pau da Lima (9h às 20h), Atakarejo Capelinha (9h às 20h), Saúde dos Bairros - Quadra de São Caetano (8h às 17h) e Escola Grau Técnico Plataforma (17h às 20h).

Fonte: Correio e Prefeitura de Salvador