Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Covid-19: Cerca de 180 mil baianos serão imunizados na 1ª. fase

Bahia recebeu 376.600 doses da vacina; 45 mil ficarão em Salvador e as demais vão para o interior do estado

19/01/2021 07h00

Foto:  Camila Souza - GOVBA

A vacinação contra a Covid-19 na Bahia começa nesta terça-feira (19), pela manhã. Uma enfermeira de 53 anos, uma idosa de 83, um médico de 30, todos negros, e uma índia do povo Tuxá de 31 anos foram as quatro primeiras pessoas a serem vacinadas contra a Covid-19, na Bahia. O governador Rui Costa acompanhou a imunização histórica, que aconteceu na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador, na manhã desta terça-feira (19). O governador Rui Costa e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, acompanharam a imunização histórica, que aconteceu na sede das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid), em Salvador.

As primeiras doses da Coronavac chegaram ao estado às 22h20,  da segunda-feira (18), e foram levadas para a sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia. Segundo o governo baiano, foram encaminhadas 376.600 doses do imunizante - como são duas doses para completar a imunização, eles devem vacinar cerca de 180 mil. Neste primeiro momento, serão vacinados profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 e em unidades de saúde de urgência e emergência, idosos que vivem em instituições de longa permanência e indígenas.

A Secretaria da Saúde do Estado - Sesab informou que, inicialmente, as cidades previstas para receber as doses da vacina são Barreiras, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Vitória da Conquista, com imunizantes que também atenderão ao município de Paulo Afonso, Petrolina – com vacinas direcionadas a Juazeiro, Lençóis – com vacinas direcionadas a Seabra, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Por motivo de segurança, a quantidade das doses, que serão destinadas aos municípios, não será divulgada.

O esquema especial de logística e transporte da vacina, que foi montado sob coordenação da Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio da Polícia Militar da Bahia, em parceria com a Sesab, prevê a utilização de sete aeronaves e mais de 240 veículos entre caminhões, furgões e caminhonetes.

Segundo o coronel Manoel Xavier, coordenador da logística de transporte das vacinas, toda a corporação está mobilizada. “Assim que a vacina estiver em Salvador, para os municípios mais próximos a distribuição será feita por via terrestre e os municípios até 300 quilômetros, por helicóptero. Para as demais cidades, a logística estabelece o uso de aviões. Todo o transporte será feito com acompanhamento de viaturas ou batedores. O Governo do Estado empreendeu todos os recursos da Segurança Pública para que as doses da Coronavac cheguem aos municípios o mais rápido possível”, diz.

Início da imunização em Salvador

Na capital baiana, a Prefeitura e o Governo do Estado iniciaram nesta terça-feira (19) a vacinação contra a Covid-19. A expectativa é imunizar, com a Coronavac, cerca de 2,5 mil pessoas idosos abrigados nas Obras Sociais Irmã Dulce, na Cidade Baixa, além dos trabalhadores que atuam na Base Central do Samu 192, no Pau Miúdo, na UPA e Gripário de Pirajá/Santo Inácio, bem como na UPA e Gripário Barris, na UPA e Gripário Brotas, no Hospital Municipal de Salvador (HMS) e no abrigo Dom Pedro II.

Para o início da estratégia no município, o governo federal encaminhou cerca de 42 mil doses da Coronavac. Esse quantitativo tem a capacidade de proteger cerca de 21 mil pessoas, uma vez que o imunizante prevê uma dose de reforço após 14 dias da primeira aplicação. 

A estratégia utilizada para essa primeira remessa será através de 11 equipes volantes nos próprios locais selecionados. Por isso, a população não deve se direcionar a nenhum ponto de vacinação neste momento. A programação segue recomendação de informe técnico emitido pelo Ministério da Saúde.
Um cronograma será construído diariamente na capital, de acordo com a disponibilidade de vacinas. A cada nova remessa encaminhada ao município, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliará a imunização dos grupos prioritários.

As doses, que chegaram em um voo da Azul nesta segunda-feira (18), foram transportadas para o complexo de saúde na Vasco da Gama, onde está tudo preparado para receber as vacinas. “Salvador se preparou com a devida antecedência, para a gente iniciar a imunização do público prioritário", disse o prefeito de Salvador, Bruno Reis. 

“Essa primeira remessa encaminhada pelo Ministério Saúde será utilizada para reforçar, neste primeiro momento, a proteção dos profissionais da linha de frente no enfrentamento à Covid-19 e os idosos dos abrigos de Salvador. À medida que novas doses cheguem na cidade, seja por envio do governo federal ou por aquisições por esforços próprios da Prefeitura, seguiremos ampliando a implementação das fases, de acordo com o previsto em nosso Plano Municipal de Imunização”, explicou o secretário municipal de Saúde, Leo Prates. 

Duas vans e 55 veículos utilitários estão preparados para transportar as doses da vacina contra a Covid-19 em Salvador. A SMS convocou 150 vacinadores para a atuação contra a Covid-19.  Os profissionais chamados estavam no cadastro de reserva do último Processo Seletivo Simplificado do órgão e serão contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). A expectativa da gestão é contratar temporariamente outros 250 profissionais quando a vacinação estiver a todo vapor, totalizando 400 novos vacinadores para a estratégia contra a doença. A SMS vai capacitar todos os profissionais convocados.  

Entre o público considerado prioritário, a Prefeitura de Salvador espera vacinar, nos 12 distritos sanitários da cidade, 571.847 pessoas, a maior parte idosos entre 60 e 74 anos (185.556), seguidos daqueles com comorbidades (149.068) e trabalhadores da área da saúde (102.997).