Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Covid-19: Crianças de 6 meses a 2 anos são vacinadas em Salvador

Quase 900 meninos e meninas nesta faixa etária, com comorbidades, podem ser contemplados com a imunização

01/12/2022 07h54

Foto: Myke Sena - MS

A capital baiana inicia, nesta quinta-feira (1º), a aplicação da 1ª dose da vacina contra a covid-19 para crianças de 6 meses até 2 anos, 11 meses e 29 dias com comorbidades. Os pais e responsáveis pelos menores devem fazer o agendamento na plataforma 'Vacina Hora Marcada', no site da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para ter acesso ao imunizante.

Após a marcação, é necessário comparecer ao local e hora marcados, com a original e cópia do comprovante de residência, Cartão SUS e cartão de vacina da criança. O atendimento deste público acontecerá das 8h às 14h.

Apesar dos esforços da SMS de Salvador para garantir o cadastramento de crianças de seis meses a menores de 3 anos com cormorbidades para recebimento da vacina contra a covid-19 a partir desta quinta, ainda não foi registrado nenhum agendamento deste público.

Preocupado com esse cenário, o titular da SMS, Decio Martins, faz um apelo para que os pais ou responsáveis realizem, o quanto antes, o agendamento das crianças nessa faixa etária.

"Conforme a recomendação do Ministério da Saúde (MS), empregamos todos os esforços no sentido de assegurar a estratégia de vacinação para essas crianças, contudo, os pais ou responsáveis precisam compreender a importância da vacina para seus filhos, e concretizarem o agendamento o mais rápido possível", suplicou.

Ainda segundo Martins, o imunizante é a forma mais eficaz de proteção contra a covid-19, de modo que se faz urgente o início da vacinação desse público. "Esperamos a compreensão dos pais ou responsáveis por quase 900 crianças com comodidades aptas ao recebimento para que realizem o procedimento", apela.

Os pais e responsáveis pelos menores deverão fazer agendamento neste site e comparecer ao local e hora marcados, portando original e cópia do comprovante de residência, Cartão SUS e cartão de vacina da criança. A partir desta quinta, serão oferecidas 260 vagas por dia, distribuídas em 13 unidades de saúde.

Quase 900 crianças, na faixa etária de 6 meses a 2 anos 11 meses e 29 dias, com comorbidades, já foram incluídas automaticamente no sistema, por já serem atendidas nas unidades de saúde do município, sendo o agendamento deste público também necessário para ter acesso ao imunizante.

De acordo com nota técnica do Ministério da Saúde, o esquema de vacinação primário será composto de três doses. As duas doses iniciais devem ser administradas com quatro semanas de intervalo, seguidas por uma terceira dose, administrada pelo menos oito semanas após a segunda dose.

Mesmo com o início da vacinação, a SMS dá continuidade ao cadastramento das crianças com comorbidades, com idade entre 6 meses e 2 anos de idade, para terem acesso à vacina contra a covid-19. A lista continuará subsidiando a pasta no planejamento da imunização desse grupo.

Outras estratégias

Além da vacinação do grupo infantil, o oferecimento da 5ª dose de reforço segue exclusivamente para pessoas imunossuprimidas com 18 anos ou mais, inclusive gestantes e puérperas com esta condição clínica elencadas na Nota 221/2022, que estejam com o nome na lista do site da SMS.

Ainda para o grupo de imunossupressos, a 4ª dose também segue sendo ofertada para pessoas com 12 anos ou mais também com a obrigatoriedade do nome na lista do site da SMS.

A mobilização contempla também a 1ª, 2ª, 3ª e 4ª doses da vacina contra a covid-19 para pessoas com 18 anos ou mais, em esquema 'Liberou Geral', ou seja, sem necessidade de residir em Salvador. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.

Já os cidadãos demais grupos que não estão incluídos na estratégia 'Liberou Geral' devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da SMS.

A imunização também segue para os indivíduos com 18 anos ou mais vacinados com a Janssen no esquema primário. Ou seja, seguindo a orientação da Nota Técnica nº 177/2022-CGPNI/DEIDT/SVS/MS, todos os indivíduos entre 18 e 39 anos de idade, que receberam como esquema primário a vacina Janssen (Dose Única), estão orientados a receber um segundo reforço, assim como todos os indivíduos de 40 anos ou mais estão orientados a receber um terceiro reforço.