Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Covid-19: Média móvel de casos cai 44,5% em um mês no Brasil

O Ministério da Saúde atribuiu a redução nas infecções, entre outras medidas, à cobertura vacinal contra a doença no país

14/08/2022 09h43

Foto: Breno Esaki - Agência Saúde

A média móvel de casos de covid-19, que considera as infecções nos últimos sete dias, apresentou uma queda de 44,5% em um mês no Brasil, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

O índice marcava 57.798 no dia 11 de julho e caiu para 22.869 na última quinta-feira (11).

O Ministério da Saúde atribuiu a redução nas infecções, entre outras medidas, à cobertura vacinal contra a doença no país. “Mais 164 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal com as duas doses ou a dose única. Com isso, o Brasil caminha para ter 80% da população protegida com o esquema vacinal primário (duas doses)”, escreveram.

No que se refere a média móvel de mortes pela doença, o índice caiu 14,6% em um mês. No dia 11 de julho o número flutuante registrado pelo Conass foi 246. Já a quinta-feira (11), o número foi de 210.

número está acima de 200 desde o dia 28 de julho.

Esses indicadores servem para acompanhamento da pandemia sem eventuais distorções causadas por subnotificações aos fins de semana e feriados ou mesmo erro nas plataformas de acesso de informações das secretarias estaduais de saúde (SES).

Para efetivar a proteção contra a doença, diz o Ministério da Saúde, “é necessário que todos os grupos elegíveis busquem um posto de vacinação mais próximo para complementar a imunização com a dose de reforço”.

Segundo dados compilados pela Agência CNN, 46,89% da população elegível recebeu a 3ª dose da vacina contra a covid-19.

Fonte: CNN