Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Cresce fluxo de navios Roll on-Roll off no Porto do Rio Grande

Operadores têm utilizado o transporte para embarque de veículos e peças de madeira/playwood para o exterior

12/12/2021 11h40

Foto: Portos RS - Rodrigo de Aguiar

A escassez de contêineres no mercado tem exigido dos operadores portuários a busca por alternativas que permitam a exportação de produtos e mantenham atuante a cadeia do comércio exterior. Nesse sentido, navios do tipo Roll on-Roll off têm sido utilizados para o transporte de produtos que até pouco tempo nem se cogitavam ser escoados por esse meio.

O Porto do Rio Grande (RS) tem se destacado neste tipo de operação.  No início do mês de dezembro, concluiu mais uma operação de embarque de veículos. Com destino à Colômbia, os automóveis foram embarcados nos navios Tomar e Glovis Sky. As duas embarcações carregaram 928 veículos, sendo que a primeira desembarcou em Rio Grande, no dia 1º, com 380 caminhonetes a bordo vindas da Argentina.

Chamado no vocabulário portuário de Ro-Ro, a embarcação é do tipo Roll on- Roll off que significa que as cargas rolam para dentro e para fora por meios próprios. Nos casos em que as cargas não possuem rodas, elas são transportadas por meio de uma plataforma chamada Mafi, uma espécie de carreta.

Foto: Portos RS - Rodrigo de Aguiar

Embarque de peças de madeira/playwood

Na quinta-feira (9), houve a conclusão do embarque de peças de madeira/playwood, material que é utilizado pela indústria moveleira, na fabricação de móveis, e na produção de pisos laminados. A operadora Sagres concluiu o embarque de cinco mil toneladas do produto que tem como destino o Porto de Callao, no Peru.