08/11/2021 10h15
Foto: Divulgação
O risco de a crise hídrica levar ao racionamento de energia, além de eventuais apagões em horários de pico, mais o aumento nas tarifas elétricas, já provoca receio e liga sinal de alerta em vários segmentos, entre eles o de logística. A MWM, grande e tradicional fabricante de grupos geradores, detectou aumento na demanda, que, no entanto, segundo a empresa, ainda não é proporcional ao tamanho do perigo de ruptura de fornecimento energético - nem ao aumento no valor das contas de energia elétrica.
Segundo a empresa, na pandemia notou-se crescimento na busca por geradores de energia, por exemplo, em condomínios, devido ao trabalho home-office, e ainda na área de saúde, indústrias de alimentos e na logística das grandes redes atacadistas e de varejo, além dos centros de distribuição envolvidos no grande boom das vendas on-line. Mais recentemente, com a flexibilização das medidas restritivas, é percebida também retomada lenta de demanda em negócios ligados ao turismo e entretenimento.
Comportamento dos negócios
"Para nós, o negócio está em franca expansão. Nos onze primeiros meses do ano fiscal (novembro de 2020 a setembro de 2021), a venda de grupos geradores registrou alta, em comparação com o mesmo período do ano passado. E a expectativa de fechamento do ano fiscal 2021 é mais do que dobrar os resultados obtidos em 2020. A fábrica passou a operar em dois turnos de trabalho, para atender a demanda", diz Cristian Malevic, diretor da MWM. Além do mercado nacional, a companhia já exporta seus geradores para países da América Latina, África, Europa e Oriente Médio.
Além da fábrica dobrar o turno de trabalho, para atender a demanda prevista para 2021, houve fortes investimentos. Malevic revela que na linha de montagem dos geradores, por exemplo, a empresa implementou melhorias no processo de fabricação, que resultaram em aumento significativo de produtividade e redução na quantidade de horas necessárias por unidade fabricada.
Preparada para um crescimento forte de procura
Cristian Malevic garante que a MWM está confortável diante da demanda, mas mantém constante contato com os clientes e parceiros de negócios para que todos se planejem adequadamente com estoques de equipamentos e antecipação de pedidos. "Em paralelo com a crise hídrica, a cadeia de fornecimento de peças para motores e grupos geradores passa por um momento único de restrição de material, fruto de retomada global das economias, que ocorre com o aumento de cobertura da vacinação contra o Covid-19. Ou seja: quem deixar para a última hora enfrentará fila para entrega", resume o diretor.
Segurança energética
A MWM fornece geradores de energia aos consumidores que buscam segurança energética para os mais variados segmentos e tamanhos. A linha de produtos possui ampla gama de potências, iniciando em 12,5 kVA e atingindo 1.250 kVA. Os equipamentos possuem todas as características necessárias para atender a qualquer setor, seja industrial, comercial ou residencial. O gerador MWM possui acessórios que podem ser agregados, como por exemplo o Quadro de Transferência Automática (QTA), a fim de atender as exigências e necessidades de qualquer área.