Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Decretado lockdown em 90% dos municípios da Bahia

A divulgação foi realizada pelo governador Rui Costa e o prefeito de Salvador Bruno Reis, visando conter o avanço da pandemia do coronavírus

25/02/2021 13h52

Foto: Divulgação

No início da tarde desta quinta-feira (25), o governador da Bahia, Rui Costa, informou que decretará a suspensão de todas as atividades não essenciais durante este fim de semana no estado.  O lockdown será a partir das 20h desta sexta-feira (26) e irá até as 5h da próxima segunda (1º). O anúncio foi realizado em uma coletiva de imprensa virtual ao lado do prefeito de Salvador, Bruno Reis.

As restrições começarão de forma escalonada: Às 17h, deverá ser fechado ao comércio de rua; às 18h, bares e restaurantes; e às 20h os shoppings. Segundo Rui Costa, esta divisão foi feita como forma de evitar sobrecarga no transporte público, o que geraria aglomerações.

Só estarão autorizados a funcionar serviços essenciais, como farmácias e atendimento de saúde e supermercados. A venda de bebidas será proibida, até dentro dos supermercados. 

Segundo o governador, nos dias de restrição, não será permitido o funcionamento de bares, restaurantes (está autorizada entrega por delivery até à 0h), shoppings, nem comércio de rua. Os supermercados ficarão proibidos de vender bebida alcoólica.

“Apesar de toda ampliação de leitos que fizemos e continuaremos a fazer, cresce o número de pacientes internados. E nós, conjuntamente, decidimos fechar as atividades não essenciais. As medidas são urgentes para diminui a aceleração do crescimento da Covid-19”, declarou o governador, ao justificar que a restrição é um endurecimento do toque de recolher atualmente em vigor em 381 municípios — à exceção da região oeste.

A circulação de ônibus, no entanto, não será afetada, já que os coletivos poderão funcionar dentro do horário já estabelecido no decreto de toque de recolher.

O estado tem atualmente 82% das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) ocupadas. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde - Sesab atualizados até as 9h22, 908 pessoas estão em tratamento em leitos para casos graves de Covid-19.

Esse é o maior número de pacientes com coronavírus internados desde o início da pandemia. No pico da crise sanitária, em 2 de agosto do ano passado, o total chegou a 857 doentes. Já as UTIs pediátricas registram 61% de ocupação.

Salvador

Ao justificar a medida, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, falou sobre a gravidade da situação sanitária na cidade. De acordo com ele, na quarta (24), foi regulado o maior número de pacientes para unidades de saúde desde o início da pandemia. "Regulamos, nas últimas 24h, 66 pacientes e tem 67 em espera, aguardando a vacância de leitos. São 133. No auge da 1ª onda, chegamos entre regulados e a regular a 64", explicou.

A prefeitura de Salvador retomou a aplicação da primeira dose da vacinação contra a Covid-19 nesta quinta-feira (25), para idosos com 83 anos ou mais, informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A chegada das 130 mil novas doses na Bahia na quarta-feira (24) possibilitou o retorno da vacinação. Segundo a SMS, 30 mil delas ficarão na capital baiana.

Os idosos serão vacinados das 08h às 17h exclusivamente nos drive-thrus do Parque de Exposições, 5ª Centro de Saúde e Atacadão Atakarejo, no Subúrbio. Há também a possibilidade de se vacinar nas salas de vacina do 5ª centro, USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma e USF Cajazeiras X.