Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Demanda de cargas caiu 23% depois do tabelamento de frete

Atualmente, o Brasil tem cerca de 1,2 milhão de caminhoneiros, sendo que 500 mil são autônomos

29/02/2020 07h36

Foto: Divulgação

De acordo com levantamento da plataforma Fretebras, a demanda de cargas caiu 23% para os autônomos depois da tabela de fretes. O estudo da Fretebras utilizou dados entre 2017 e 2019 para realizar os cálculos.

Dessa forma, o período analisado abrange cerca de um ano e meio antes e um ano e meio depois da implantação da tabela de fretes. A tabela foi instalada pelo governo em maio de 2018. Atualmente, o Brasil tem cerca de 1,2 milhão de caminhoneiros, sendo que 500 mil são autônomos, segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Depois da implementação da tabela, a relação entre o número de caminhoneiros registrados na plataforma e as cargas caiu 38%. Ou seja, há menos cargas disponíveis para cada profissional autônomo.

FreteBras

A Fretebras é uma empresa focada no desenvolvimento de soluções para o setor de transporte.

Em 1998 surgiu a ideia de desenvolver uma plataforma online para divulgação de fretes, veículos, produtos e serviços do setor de transporte rodoviário de cargas. Este projeto ganhou o nome de Fretenet e foi lançado no ano 2000. Naquele tempo a internet ainda não possuía grande alcance e o projeto foi interrompido. Em 2006 a ideia foi retomada com novo nome – Fretebras. O crescimento exponencial da internet, mídias sociais, tecnologias e a popularização dos smartphones possibilitaram a consolidação da marca e a difusão dos serviços. Em 2008 foi lançado o site; em 2013, o aplicativo Fretebras Checkin; e em 2015, o primeiro site do seguimento dedicado para celular.