17/03/2022 09h42
Foto: Divulgação
Nesta manhã de quarta-feira (16), atracou no berço 04 (cais público), do Porto de Itajaí (SC), o navio Florida Highway, levando a bordo veículos da montadora alemã BMW.
A embarcação registrou, de acordo com o setor de operações da superintendência do Porto de Itajaí, um volume de 1004 toneladas. Seu destino ao desatracar por volta das 19 horas, será o Porto de Zarate, na Argentina, onde conclui suas escalas.
Foram 463 unidades (veículos importados) da montadora BMW, trazidos do Porto de Paranaguá (PR) pelo navio de bandeira do Panamá, cujo comprimento é de 199,97 metros e boca (largura) de 32,26m. O Armador do navio é a empresa K-LINE, originária do Japão.
“A logística do Porto de Itajaí é eficiente, destacando-se entre os demais portos brasileiros pelo sistema Roll On Roll Off. Já ficou evidenciado a qualificação dos nossos trabalhadores portuários e, o sucesso deste tipo de operações de desembarque de veículos com outras montadoras em nosso porto, demonstrando a plena capacidade, e condições precisas para este tipo de movimentação”, destaca Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.
Esse tipo de movimentação em portos, ocorre através do sistema ROLL ON ROLL OFF – quando os veículos são conduzidos para fora do navio, e encaminhados para uma área primária do porto.
Após o desembarque do navio, os veículos serão deslocados diretamente para os pátios da ValePort, e do Recinto Alfandegado Contíguo (RAC), onde são todos vistoriados. Na sequência, são embarcados em cegonheiras, e, posteriormente encaminhados e destinados para outros estados do país.
Ricardo Amorim, coordenador de Operações e Inteligência da Fiscalização, afirma que esse tipo de operação é ágil, permitindo a liberação do berço para outros tipos de operações, principalmente relacionados a importação.
“Trazer novamente operações Roll On Roll Off é muito interessante, sendo uma operação limpa, rápida de fazer e ao mesmo tempo muito produtiva. Já tivemos bons resultados com outras operadoras, em anos anteriores e décadas passadas, e, agora tivemos a chance de operar este tipo de carga com veículos da BMW, e isso para nós é muito importante, por ter um parceiro tão importante atuando no mercado. A operação foi um sucesso, assim como as outras que já tivemos, e por isso estamos preparados para receber mais navios como este”, comenta Ricardo.
Operações através do sistema Roll On Roll Off, de acordo com o volume e número de veículos a bordo, ao serem desembarcados, podem encerrar suas operações em até menos de cinco horas. Tendo por base outros desembarques, um montante de até 100 veículos podem ser descarregados por hora, obtendo 100% de eficiência na operação e sem o registro de avarias.
A origem de fabricação das 463 unidades, são das cidades de Jacksonville, Flórida (Estados Unidos), e das cidades de Southampton na Inglaterra e Bremerhaven, na Alemanha.
Para o Porto de Itajaí, estão em estudo de programação, o recebimento de até uma escala mensal de navios Roll On Roll Off.