Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Desafios da implementação do eVTOL em debate

A EVE e autoridades brasileiras discutem as inovadoras aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical

09/05/2024 08h24

Eve Air Mobility - eVTOL - Foto: Divulgação

O Grupo de Segurança Operacional de Helicópteros (BHEST) organiza, nesta quinta-feira (9), das 16h às 18h, um evento virtual com um dos assuntos mais comentados do setor da aviação, os Eletric Vertical Take-off and Landing (eVTOLs).  Será feita uma análise aprofundada dos desafios enfrentados na implementação e na operação das inovadoras aeronaves elétricas de pouso e decolagem vertical. 

Com a presença de representantes da empresa EVE, líder na fabricação de eVTOL, bem como de autoridades da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e outros Grupos Brasileiros de Segurança Operacional, como o Brazilian Commercial Aviation Safety Team (BCAST) e o Brasil Airport Infrastructure Safety Team (BAIST), o evento promete uma análise detalhada dos diversos aspectos da adoção dessas tecnologias.  

Dentre os tópicos que serão abordados estão os desafios enfrentados pela EVE no EIS (Entry-Into-Service) e no desenvolvimento do ecossistema eVTOL, bem como questões relacionadas ao planejamento de rotas, dimensionamento de mercados e infraestrutura de vertiportos. Além disso, serão discutidos os requisitos regulatórios aplicáveis aos eVTOL e as ações necessárias por parte da Anac e do Decea para a preparação e operação dessas aeronaves no espaço aéreo brasileiro. 

Para participar do evento, basta acessar o link de transmissão no canal oficial da Anac no YouTube. Caso queira receber o certificado de participação, o usuário deve fazer a inscrição no Portal de Capacitação da Anac. Os participantes também poderão realizar perguntas, ao vivo, aos palestrantes por meio do aplicativo Sli.do.