15/08/2024 10h09
Foto: Joédson Alves - Agência Brasil
A taxa de desemprego caiu em 15 das 27 Unidades da Federação (UF) no segundo trimestre, mantendo-se estatisticamente estável nas outras 12, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (15), pelo IBGE.
As maiores taxas foram de Pernambuco (11,5%), Bahia (11,1%) e Distrito Federal (9,7%), e as menores, de Santa Catarina (3,2%), Mato Grosso (3,3%) e Rondônia (3,3%). No país, a taxa média ficou em 6,9% no 2º trimestre, como já anteriormente divulgado, a mais baixa para um trimestre encerrado em junho desde 2014 (6,9%).
Segundo Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostras de Domicílios do IBGE, os destaques foram Piauí e Bahia, onde a retração foi superior a dois pontos percentuais. “Vale ressaltar que nos estados onde a queda não foi estatisticamente significativa, o panorama foi de estabilidade. Dessa forma, nenhum estado apresentou aumento da taxa de desocupação na comparação com o primeiro trimestre de 2024”, destacou.
Gênero, raça e grau de escolaridade
A taxa de desocupação por sexo foi de 5,6% para os homens e 8,6% para as mulheres no segundo trimestre de 2024. Já o desemprego por cor ou raça ficou abaixo da média nacional para os brancos (5,5%) e acima para os pretos (8,5%) e pardos (7,8%).
A taxa para as pessoas com ensino médio incompleto (11,5%) foi maior que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, o desemprego foi de 7,1%, quase o dobro da verificada para o nível superior completo (3,6%).