18/10/2025 07h42
Foto: Paulo Pinto - Agência Brasil
O Dia D da Vacinação será realizado neste sábado (18) em todo o Brasil. A mobilização nacional faz parte da campanha de multivacinação, cujo foco é imunizar crianças e adultos que ainda não completaram o esquema vacinal.
Diversos postos de saúde estarão abertos em todo o país, além de pontos estratégicos instalados em praças, igrejas e escolas.
A recomendação do Ministério da Saúde é que a população consulte os endereços e horários de funcionamento nos canais oficiais das secretarias municipais de saúde.
Durante pronunciamento em rede nacional na noite desta sexta-feira (17), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, convocou a população para o Dia D nacional de vacinação, em parceria com estados e municípios. A mobilização integra a campanha com o tema “Vacinar é cuidar de quem você ama — Vacinar é a nossa força” e reforça a importância de proteger crianças e adolescentes menores de 15 anos.
“Não podemos negar aos nossos filhos um direito que nossos pais não nos negaram. É o dia de sair de casa e levar nossas crianças para se vacinar, para que o Brasil volte a ser campeão mundial em vacinação”, afirmou Padilha.
Segundo o infectologista e coordenador da infectologia do Hospital Albert Sabin, Gustavo Dittmar, a vacinação é uma das melhores estratégias em saúde pública no mundo.
“Com poucas doses, a vacina previne doenças muito graves que, se contraídas, podem levar à hospitalização prolongada, gerar altos custos para o sistema público e privado de saúde e até demandar o uso de leitos de UTI”, explica.
Durante a mobilização, também será reforçada a busca ativa por pessoas com doses em atraso, inclusive adolescentes. As ações incluem ligações telefônicas, mensagens e visitas domiciliares, para garantir que todos estejam devidamente protegidos.
Ainda segundo Dittmar, a perceptível queda nas taxas globais de vacinação aumenta a vulnerabilidade da população. Consequentemente, as pessoas se tornam mais suscetíveis não apenas à doença, mas também a desenvolver quadros graves que podem ser fatais.
“Outro problema é a reemergência de doenças que a gente já não via mais, ou que não circulam mais no Brasil — ou circulam muito pouco no mundo. Por exemplo, a poliomielite: o Brasil tem o certificado de erradicação há décadas, mas o vírus ainda circula em alguns países da Ásia e da África", salienta.
A campanha de multivacinação começou em 6 de outubro e segue até 30 de outubro. O objetivo é incentivar pais e responsáveis a atualizarem as cadernetas de vacinação das crianças e dos adolescentes, conforme o calendário básico do Programa Nacional de Imunizações (PNI).
Vacinas disponíveis no Dia D da Vacinação
Entre os imunizantes aplicados durante a campanha, estão vacinas contra:
150 anos Fiocruz
A campanha também integra as comemorações dos 125 anos da FioCruz (Fundação Oswaldo Cruz).
“Na Fiocruz, produzimos vacina, acreditamos na vacina e celebramos a vacina. Há 125 anos trabalhamos em prol da saúde e da vida das pessoas”, reforça o presidente da Fundação, Mario Moreira.
Criado em 1994, o “Fiocruz pra Você” nasceu como uma ação de promoção da cidadania e enfrentamento da violência nas comunidades próximas à fundação.
Desde então, o evento se consolidou como um marco anual de integração entre a ciência e a sociedade, reafirmando os valores da instituição: promover saúde, desenvolvimento social e conhecimento científico a serviço da vida.
A programação será ampla e diversificada, com atividades para todas as idades — crianças, jovens, adultos e idosos. Haverá atividades de norte a sul do país, nas cidades de Manaus, Porto Velho, Brasília, Eusébio (CE), Teresina, Salvador, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Ribeirão Preto (SP) e Curitiba, que sediam unidades da Fiocruz.
Além da imunização, o público encontrará uma programação repleta de atrações culturais, espaços de lazer e oficinas interativas, voltadas à divulgação científica e à promoção da saúde.