13/05/2023 07h49
Foto: Divulgação
Com crescimento exponencial, o comércio eletrônico se consolidou como uma nova tendência de compras, especialmente, após a pandemia de covid-19. Com o segmento em alta, o Dia das Mães, uma das principais datas comemorativas do ano, segue entre as sazonalidades mais relevantes para movimentar e impulsionar o e-commerce.
Segundo uma pesquisa realizada pela GFK, empresa de estudos de mercado, em 2021, o Dia das Mães, realizado num cenário de maior cobertura vacinal, promoveu uma grande alocação de vendas no e-commerce, crescendo cerca de 37% em valor. Em 2022, essa demanda sofreu uma retração de -2,4%, no entanto, a sazonalidade segue sendo a 4ª maior data em faturamento para o comércio eletrônico no ano. Já para 2023, o e-commerce mantém a expectativa de uma projeção de intensificação de 5 a 7% de aumento nas vendas em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Voxus, empresa de mídia programática.
Para Caio Miranda, gerente de E-commerce da Comm, empresa que atua há mais de 25 anos em diversas verticais de negócios no segmento de Telecomunicações no Brasil, a tendência é que o segmento continue crescendo como uma opção de variedade e comodidade para os consumidores. ''O Dia das Mães está entre as datas mais importantes para o comércio eletrônico no Brasil. A pandemia acelerou a migração das compras presenciais para o online, portanto, as pessoas estão cada vez mais acostumadas a comprar pela internet. Além disso, o setor oferece uma grande variedade de produtos e preços competitivos, o que também fomenta a concorrência'', pontua o executivo.
Ainda segundo a GFK, o Dia das Mães movimenta de forma significativa o mercado como um todo, gerando um volume estimado de mais de 32,5 milhões de compradores, o que significa 74 % das intenções de compras para esse ano. Em 2022, essa estimativa ficou apenas em 55%.
Em relação aos presentes, a pesquisa revela ainda que a compra de Smartphones ganhou relevância no último ano, perdendo apenas para itens de beleza, roupas e acessórios. Outro fator de destaque é que a Semana das Mães representa um raro momento em que as vendas nas lojas físicas superam as vendas online, principalmente em lojas localizadas em shoppings centers.
''Embora as categorias mais vendidas durante esse período sejam relacionadas à moda, acessórios e cosméticos, os eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos têm conquistado cada vez mais consumidores ao presentear suas mães. As compras por dispositivos móveis também têm se tornado mais populares. Esses fatores demonstram o reflexo de uma sociedade que está mais conectada, que preza pelo valor da experiência do cliente, bem como por soluções e produtos personalizados, ágeis e eficientes'', finaliza Miranda.