24/08/2021 16h54
Foto: DP World Santos - Divulgação
Acidentes envolvendo caminhões representaram 17,6% das ocorrências nas rodovias federais no ano passado, segundo a Confederação Nacional do Transporte (CNT) e Polícia Rodoviária Federal. 4 em cada 5 ocorrências fez vítimas. Além disso, apenas 42,6% dos motoristas buscam profissionais de saúde para prevenção, enquanto 31,4% afirmam que a profissão é desgastante, de acordo com a Pesquisa CNT - Perfil dos Caminhoneiros 2019.
Preocupada com estas estatísticas, a DP World Santos, um dos maiores e mais modernos terminais multipropósito do país, instalado na margem esquerda do Porto de Santos, realiza a 8ª edição do programa Motorista Legal, que oferece serviços gratuitos de saúde e bem-estar aos caminhoneiros, ao mesmo tempo em que atualiza e reforça medidas fundamentais de segurança.
A campanha é realizada há oito anos, desde que o terminal iniciou a operação no maior porto da América Latina. Desta vez, ela acontecerá entre esta terça-feira (24) e quinta-feira (26), das 10h às 16h, e todos os caminhoneiros que acessam as instalações do terminal serão convidados a participar.
Foto: Divulgação
Como parte da programação, os participantes receberão gratuitamente orientações sobre prevenção contra a Covid-19, serviços básicos de saúde que incluem aferição da pressão arterial, testes de glicemia, colesterol e acuidade visual (teste de visão), além de receberem cortes de cabelo. Os motoristas também participam de uma indução de segurança, que visa alertar sobre as práticas que devem ser respeitadas dentro e fora das instalações portuárias. Ao final da ação, haverá o sorteio de um prêmio.
Para a iniciativa, a DP World Santos adotou protocolos rigorosos de proteção contra a Covid-19. Os profissionais seguirão todos os critérios de controle e higiene, os utensílios serão esterilizados, e os locais estão demarcados para garantir o distanciamento social. Recipientes e totens com álcool em gel estão disponíveis por toda a parte.
No total, mais de 3000 caminhoneiros já passaram pelo programa Motorista Legal nos últimos anos. A expectativa é de receber 500 participantes nesta edição.