Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Dragagem do Porto de Cabedelo é discutida com Tarcísio Freitas

A conclusão das obras irá possibilitar a operação de navios com 11 metros de calado

26/02/2021 15h34

Foto: Divulgação

O governador da Paraíba, João Azevêdo, se reuniu, na quinta-feira (25), em Brasília, com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, ocasião em que apresentou projetos da gestão estadual, entre eles obras importantes para o Porto de Cabedelo, como a conclusão da dragagem.

As estruturas de acesso aquaviário do Porto de Cabedelo têm 11 metros de profundidade, mas operam com 9,14 metros devido a pequenos trechos que restam ser derrocados.

Com a dragagem, será realizada a manutenção de toda extensão do canal e bacia de manobras, além da retirada da derrocagem, o que irá possibilitar a operação no Porto de navios com 11 metros de calado.

A dragagem permitirá que os navios que hoje adentram o recinto portuário com carga limitada a 35 mil toneladas passem a atracar e desatracar com sua capacidade total de carga embarcada, ou seja, com até 55 mil toneladas.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo também solicitou a renovação da delegação do Porto de Cabedelo por mais 20 anos. “O ministro nos confirmou que nos próximos 45 dias estaremos sendo convidados a assinar esse termo, o que é essencial porque permite que o estado projete ações futuras para o local”, destacou o governador.