Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

E-commerce impulsiona contratação de profissionais de logística

A Adecco registrou 6.978 contratações entre janeiro e abril de 2023 na região Sudeste

01/07/2023 10h35

Foto: Divulgação 

Com a ascensão do e-commerce, os centros de distribuição têm movimentado o mercado de trabalho temporário e efetivo, devido ao aumento da demanda por profissionais focados em logística. A Adecco, consultoria em recursos humanos, registrou 6.978 contratações entre janeiro e abril de 2023 na região Sudeste.

Segundo o Latin America 2022 Ecommerce Region Report, da Retail X, o Brasil foi o país da região com maior crescimento, com US$ 8,1 bilhões em 2022 comparado a 2021. Além disso, o país também tem 84% do tráfego da web para varejistas da América Latina.

“A pandemia acelerou o crescimento do e-commerce. Com isso, os postos de trabalho relacionados à logística foram afetados de forma positiva, pois temos muita oferta de vagas durante o ano, com picos durante as épocas de festas e feriados”, explicou Gabriela Mative, diretora da unidade de Staffing da Adecco Brasil.

De acordo com a empresa de consultoria, apesar de existir postos de trabalhos espalhados por diversas regiões do país, existem algumas cidades que concentram o maior número de oportunidades. Entre elas, Cajamar, Perus, Guarulhos (SP), Rio de Janeiro, São João de Meriti (RJ), Serra (ES), Betim (MG) e alguns lugares no Paraná como Curitiba, Cascavel e Araucária.

As vagas para os centros de distribuição são, em sua maioria, para contrato de trabalho temporário, porém, existe a possibilidade de efetivação. “Em 2022, um de nossos clientes fez mais de 3.500 contratações na área de logística e, no término do contrato, mais de 10% desses profissionais foram efetivados pelo cliente, o que mostra que, para quem busca uma oportunidade, as vagas temporárias podem ser o caminho para algo mais permanente”, esclareceu Gabriela.

Para a executiva, ainda que as vagas para auxiliar de logística sejam as que apresentam um maior volume nas contratações, profissionais interessados em trabalhar como promotor de vendas, operador de empilhadeira ou ajudante operacional, também devem ficar atentos às ofertas.