03/05/2023 13h27
Foto: Ilustrativa
O Dia das Mães, comemorado no próximo dia 14 de maio, é uma data que engloba um aumento natural da demanda e uma expansão de oportunidades para os negócios. Segundo o Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (IFPEAM), 92% dos consumidores planejam comprar presentes na data. Só no ano passado, ela movimentou um total de R$ 142 milhões no e-commerce, um aumento de 6,8% em comparação a 2021, de acordo com dados da Nuvemshop.
Algumas dicas podem ser seguidas para aproveitar melhor as oportunidades e a alta demanda que chega junto as datas comemorativas.
1. Gestão: estar preparado para a alta demanda
Uma boa estratégia aliada aos mecanismos necessários para atender a alta demanda é o primeiro passo. Isso porque, quanto maior o movimento que a companhia consegue receber, maior vai ser a visibilidade da marca.
Uma das tecnologias que o varejo pode aproveitar são os ERPs especializados. Eles auxiliam na separação dos pedidos, na emissão de nota, na impressão de etiqueta de postagem, entre outros recursos de envio de produtos, que reduzem a porcentagem de erro e automatiza os processos.
"Atendemos indústrias que recebem mais de 20 mil pedidos ao dia. Já parou para pensar na quantidade de pedidos que são relacionados em seu ERP? Depois, o processo inclui a separação de mercadoria, emissão da nota, entrega, entre muitas outras etapas. Por isso, o nosso objetivo como ERP especialista em e-commerce, já integrado com outros grandes ERPs, é realizar toda a gestão de e-commerce de forma mais simplificada", afirma Marcel Farto, CEO da Onclick, empresa de ERP que oferece o KPL, já adaptado para atender às altas demandas.
2. Oferecer o rastreio de compra
Além de atrair novos clientes, essa é a hora de entregar uma boa experiência de compra para que eles retornem no futuro. Nesse caso, o primeiro passo é conseguir entregar o produto mais rápido possível e o segundo, oferecer o rastreio da entrega.
"A entrega do produto é o ponto alto da jornada de compra no e-commerce. Por ser a única experiência palpável, ela acaba gerando ansiedade no usuário e essa ansiedade pode ser amenizada quando é oferecida a opção de rastreio da encomenda", afirma Eduardo Bragança, Head de Marketing da Frete Rápido.
3. Adequar a comunicação
Além disso, para manter uma boa relação com os clientes, uma dica é conhecer muito bem o perfil do comprador e adequar a comunicação as preferências dele. Hoje, o WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil, estando presente em 54% das telas principais dos smartphones do país, segundo a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de apps no Brasil.
Visto que já é possível aproveitar do agendamento de mensagens, da criação de campanhas de marketing, entre outros mecanismos dentro dele, é vantajoso aproveitá-lo para os pequenos e médios negócios.
A ação, comandada pela uma extensão do Google Chrome, a Blueticks, começa a ser expandida pelo Brasil para auxiliar no crescimento deles. "O Brasil é um dos países que mais trouxeram usuários ativos para a Blueticks, o que mostra a força e importância do WhatsApp para as empresas locais. O nosso objetivo é continuar auxiliando no crescimento, gerenciamento e oferecendo mais possibilidades para o empreendedor no país", reforça Flavia Cukier, gerente de marketing global da Blueticks.