Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

Ecograna: Projeto transforma lixo reciclável em 'moeda social'

Quem colabora recebe uma espécie de vale que é trocado por produtos em rede de comerciantes parceiros

17/07/2021 10h25

Foto: Divulgação

A cada 15 dias, o lixo reciclável no Distrito Federal pode virar uma "moeda social" trocada por produtos em uma rede de comerciantes que apoiam a causa sustentável. Sábado é o dia de troca no "Ecograna" – nome dado ao projeto – na região do Guará. Cada ecograna equivale a R$1. O valor de troca depende do tipo de lixo e do peso.

Segundo a presidente do Instituto Marapoti, ONG responsável pelo projeto, a dica é reunir uma grande quantidade de recicláveis, já que quanto maior o peso, mais "moedas" o colaborador ganha. Os resíduos arrecadados são encaminhados para cooperativas de recicláveis do DF, gerando renda para os cooperados.

Já a "moeda social" pode ser usada em uma rede de nove estabelecimentos, de venda presencial e online, que apoiam a iniciativa. "O projeto é uma provocação, o principal foco foi fomentar a comunidade do Guará, mas hoje já tem gente de outras regiões do DF", conta Dái Ribeiro.

Como funciona?

A iniciativa começou em outubro de 2020 e, no último dia 10, foi realizada a 14ª edição na Horta Comunitária do Guará, na QE 38 conjunto U. A ideia é repetir os encontros a cada duas semanas, e as informações são divulgadas no site do Instituto e nas redes sociais.

O valor de troca depende do tipo de lixo e do peso. Veja abaixo quanto é preciso juntar de material reciclável para trocar por 1 ecograna – que equivale a R$ 1:

2 kg de pead (polietileno de alta densidade, usado na fabricação de brinquedos e embalagens de produtos químicos, por exemplo)

1 kg de garrafas pet

1 kg de latinhas

6 kg de papel e papelão

5 kg de jornais

2 litros de óleo

O projeto não recebe isopor e nem vidro.