30/07/2024 07h54
Foto: Divulgação
A Ecojet, a primeira companhia aérea comercial elétrica do mundo, firmou um acordo para a aquisição de 22 motores híbridos de hidrogênio-elétricos ZA2000 com a ZeroAvia, inovadora em tecnologias de zero emissões. O pedido inclui a opção de mais 40 motores, aproximando o setor de aviação de uma revolução rumo a voos livres de carbono.
Os motores ZA2000 podem ser “retrofitados” em turboélices regionais com capacidade para 40 a 80 assentos, viabilizando operações de voo sem emissões. Este acordo reforça o compromisso anunciado em novembro de 2023 e inclui um cronograma de depósitos que garantirá à Ecojet alguns dos primeiros slots de produção das unidades de potência ZA2000 após a certificação.
Com sede em Edimburgo, a Ecojet pretende se tornar a primeira transportadora comercial totalmente elétrica da indústria, promovendo uma vida livre de carbono. A companhia planeja lançar suas operações no final de 2024 usando aeronaves com motores convencionais, enquanto prepara a adaptação dessas aeronaves para a nova tecnologia assim que esta for certificada.
A companhia também começará sua jornada operando uma de suas primeiras aeronaves sem emissões com os motores ZA600 da ZeroAvia, voltados para aviões de até 20 assentos. O objetivo da Ecojet é construir uma frota de aeronaves regionais maiores para atender passageiros em rotas nacionais e internacionais mais curtas.
Os motores híbridos-elétricos da ZeroAvia funcionam utilizando hidrogênio para gerar eletricidade, que, por sua vez, alimenta as hélices, permitindo que a aeronave voe de maneira sustentável.
Val Miftakhov, fundador e CEO da ZeroAvia, comentou: “Adoramos o que a equipe da Ecojet está fazendo. Dale fala de forma poderosa sobre o futuro da energia renovável e já está ajudando a tornar isso uma realidade no Reino Unido. A aviação híbrido-elétrica pode ser uma parte significativa dessa jornada, abrindo caminho para um transporte verdadeiramente sem emissões entre destinos do Reino Unido como nunca antes.”
Dale Vince, fundador da Ecojet, acrescentou: “A Ecojet, a primeira companhia aérea elétrica do mundo, tem como missão tornar possíveis viagens aéreas isentas de emissões. Com a assinatura deste contrato para a compra de 22 motores hidrogênio-elétricos da ZeroAvia, estamos um passo mais perto de uma revolução na aviação; o mundo acaba de avançar em direção a uma solução para viagens aéreas sustentáveis.”
A ZeroAvia já testou extensivamente um protótipo de seu primeiro motor ZA600 em uma aeronave Dornier 228 em sua base no Reino Unido, além de realizar testes em solo avançados nos EUA e no Reino Unido para as tecnologias essenciais do sistema ZA2000, incluindo tanques criogênicos para LH2 e sistemas de propulsão elétrica movidos a célula de combustível PEM de alta temperatura. O ZA2000 suportará aeronaves turbopropulsoras regionais de até 80 assentos, como o ATR72 ou o Dash 8-400.
Com essa colaboração, a Ecojet e a ZeroAvia buscam revolucionar o setor de aviação, promovendo um futuro mais sustentável e reduzindo a pegada de carbono das operações aéreas.