Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Ecorodovias assina acordo para relicitação da BR-101

O leilão do trecho da BR-101 entre Espírito Santo e Bahia foi marcado para 26 de junho deste ano

18/03/2025 13h27

Foto: José Cruz - Agência Brasil

A Ecorodovias anunciou, na noite de segunda-feira (17), que assinou o chamado “Termo de Autocomposição” com Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT) e Tribunal de Contas da União (TCU) que abre caminho para a realização do leilão de relicitação da BR-101 entre Espírito Santo e Bahia, atualmente administrada pela companhia.

A empresa afirmou que o leilão do trecho foi marcado para 26 de junho deste ano, com um critério de escolha de vencedor baseado na menor tarifa de pedágio. O leilão vai envolver 100% das ações da concessionária Ecovias 101, controlada pela Ecorodovias.

A Ecovias 101 administra cerca de 480 quilômetros da BR-101 entre Mucuri, no Sul da Bahia, até Mimoso do Sul, no Espírito Santo. No contrato atual, a empresa afirma que é responsável por “operar e fazer a manutenção da rodovia” e que “também é responsável pela duplicação de todo o trecho” até o final da concessão.

A empresa obteve a concessão de 25 anos em leilão em 2012 oferecendo um deságio sobre o teto do pedágio no edital de 45,6%. Na época, a promessa era duplicar metade do trecho até o sexto ano da concessão e a outra metade até o décimo ano.