Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Edição de 2022 do Nordeste Export é realizada em Salvador

O público poderá acompanhar toda a programação pela plataforma Zoom

24/04/2022 10h37

Foto: Tecon Salvador - Divulgação

A cidade de Salvador (BA) vai sediar o Nordeste Export 2022 nesta segunda e terça-feira, dias 25 e 26,  fórum regional responsável por organizar dinâmicas para promoção do diálogo entre os diferentes agentes envolvidos com as operações portuárias, de logística e de infraestrutura no Nordeste. O evento, organizado anualmente pelo Fórum Brasil Export, será no Novotel Rio Vermelho, com transmissão online, via plataforma Zoom.  

A edição reúne lideranças e especialistas dos setores para um amplo painel de discussões, em torno de temas como políticas de investimento no transporte ferroviário, desafios estruturais para transporte de carga na região, iniciativas “verdes” nos portos e respectivos benefícios na redução de custos das operações, além de outros temas relevantes para o desenvolvimento do setor logístico-portuário nacional.

A programação tem início na segunda-feira (25), com visitas ao Senai Cimatec, Tecon Salvador, Intermarítima S/A, e ao Hub de Inovação no Terminal de Passageiros do Porto de Salvador. Às 18 horas, acontece a solenidade oficial de abertura, com fala do diretor-presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, Carlos Autran Amaral, anfitrião do evento, e a palestra do ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.

Na terça-feira (26), às 9 horas, começa a programação de debates, com falas de José Roberto Campos, presidente do Conselho Nacional do Brasil Export, e Aluísio Sobreira, presidente do Conselho do Nordeste Export. Em seguida, acontece o primeiro painel: “Nordeste nos trilhos”, com o diretor-presidente da Codeba, Carlos Autran Amaral, que discutirá os investimentos no transporte ferroviário como fator de desenvolvimento econômico. O segundo painel será apresentado pela diretora Empresarial e de Relação com o Mercado da Codeba, Ana Paula Calhau, que discutirá as cadeias de valor e os desafios estruturais para o transporte de cargas na região.

No último dia, serão realizados painéis sobre a revolução energética esperada com o uso de iniciativas “verdes” nos portos, além dos respectivos benefícios na redução de custos das operações e o “Momento Rodovias+Brasil”. Na sequência, a programação retoma as discussões abordando o tema “Aperfeiçoamento das conexões multimodais com os portos e soluções logísticas inovadoras”. O painel de encerramento será “Brasil Export e Portugal Export, a importância da região Nordeste nesse contexto”.

Ao final do evento, haverá a tradicional leitura da “Carta de Compromisso em Ano Eleitoral” pelo presidente do conselho, Aluísio Sobreira, e o anúncio da sede da edição de 2023 do fórum regional.

O evento é híbrido, com participação presencial apenas de palestrantes, conselheiros, patrocinadores e autoridades convidadas. Pode ser acompanhado ao vivo, gratuitamente, pelo link: https://www.youpro.live/webinar/nordeste-export-2022/.