Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

EDP Renováveis inaugura seu maior complexo eólico no mundo

O complexo foi instalado no Rio Grande do Norte com 580 MW de capacidade instalada e 138 turbinas eólicas

10/02/2023 10h51

Foto: Divulgação 

A EDP Renováveis, quarta maior produtora de energia eólica e solar do mundo, acaba de inaugurar, no Brasil, seu maior complexo renovável a nível mundial. Com 580 MW de capacidade instalada e 138 turbinas eólicas, o complexo foi instalado no Rio Grande do Norte, uma região onde a empresa já tinha uma presença importante e, agora, conta com mais de 800 MW instalados e mais de 300 MW em construção. No total do Brasil, a empresa tem atualmente mais de 7 GW de energia solar e eólica em diferentes fases de desenvolvimento.

Este complexo inclui os parques eólicos Monte Verde I-VI, Boqueirão I-II e Jerusalém I-VI que, juntos, têm a capacidade de produzir mais de 3 milhões de MWh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de 1,5 milhão de habitantes. Com este projeto, será evitada a emissão de mais de um milhão de toneladas de CO² por ano.

Também têm um forte impacto no desenvolvimento socioeconômico da região já que, na fase de construção, os projetos contribuíram para a criação de 3.300 postos de trabalho. Foram também criados 80 postos de trabalho fixos no complexo.

“Com a liderança do Estado do Rio Grande do Norte na expansão das energias limpas no Brasil, a EDP Renováveis está orgulhosa por poder inaugurar o maior complexo renovável da companhia aqui na região. Estes parques vão contribuir para o consumo de energia sustentável, para um Estado com menos emissões de carbono e ainda o desenvolvimento econômico local, motivos de orgulho para nós. Reafirmamos o nosso compromisso em deixar um legado positivo na região, na qual continuaremos a investir”, afirma Paula Dalbello, Country Manager da EDP Renováveis no Brasil.

A inauguração, que decorreu hoje, contou com a presença do Chief Operating Officer para a América Latina e Europa da EDP Renováveis, Duarte Bello; o Diretor Executivo da EDPR para a América Latina, Manuel Ortiz; a Country Manager da EDP Renováveis no Brasil, Paula Dalbello; e o presidente da EDP Brasil, João Marques da Cruz, empresa do grupo EDP que vai fornecer aos seus clientes cerca de metade da energia do parque de Jerusalém, acelerando, desta forma, a transição energética não só do Brasil, como dos clientes da EDP na região.

No evento, estiveram também presentes os prefeitos dos municípios de Caiçara do Rio do Vento, Pedra Preta e Pedro Avelino; a Governadora do Estado do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; o Secretário de Desenvolvimento do Estado; Jaime Calado; o Secretário de Infraestrutura do Estado; Gustavo Coelho; e o Secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico do Estado, Silvio Torquato.

Impacto social positivo

A EDP Renováveis tem um forte compromisso com as comunidades que vivem perto dos seus projetos. Desde o início da projeção destes parques que a empresa realizou um trabalho de diagnóstico e escuta para entender as necessidades das populações mais próximas a estes empreendimentos, de forma a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte.

Desta forma, organizou diferentes iniciativas na região, como o EDP Renováveis Rural que impactou positivamente mais de 700 habitantes dos municípios de Lajes, Pedra Preta, Caiçara do Rio do Vento, Jandaíra e Pedro Avelino por meio do treinamento, qualificação e fornecimento de tecnologias aos produtores rurais para que possam produzir e comercializar seus produtos, a fim de aumentar a renda familiar. Assim como outros programas mais focados na educação, como Keep it Local, que formou mais de 40 habitantes em cursos voltados à energia renovável com o objetivo de impulsionar a empregabilidade em zonas rurais; ou o EDP nas Escolas, coordenado pelo Instituto EDP e patrocinado pela EDP Renováveis, que contribui para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes do Ensino Fundamental de escolas públicas.

“Temos uma forte preocupação com as comunidades locais e desenvolvemos projetos nas escolas e em comunidades onde estamos instalados, com parcerias e viés de capacitação para absorção de profissionais locais. Isso reforça ainda mais o compromisso da EDPR. Nos últimos sete anos no Brasil, investimos cerca de R 16 milhões em projetos sociais. Este investimento beneficiou mais de 25 mil habitantes das localidades próximas aos nossos empreendimentos”, destaca também Paula Dalbello.