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Transporte Terrestre

Elétricos e híbridos plug-in já são 80% dos vendidos no Brasil

ABVE aponta avanço consistente dos eletrificados mesmo com leve oscilação mensal nas vendas

07/12/2025 15h24

Foto: BYD - Divulgação

O mercado brasileiro de veículos eletrificados fechou novembro com 21.209 unidades emplacadas, segundo a ABVE. O volume representa uma leve queda de 0,75% em relação a outubro, mas mantém uma trajetória de crescimento no comparativo anual — alta de 23,7% frente a novembro de 2024. Mesmo sem novas explosões mensais, os eletrificados seguem ganhando força dentro do mercado de leves e já representam 9,3% das vendas do mês. 

Plug-in seguem na liderança absoluta

Os carros com recarga na tomada continuam dominando o setor. Em novembro, os plug-in (BEV + PHEV) responderam por 79,9% de todos os eletrificados vendidos, totalizando 16.943 unidades.

Dentro desse grupo, o desempenho foi dividido da seguinte forma:

  • Híbridos plug-in (PHEV): 9.680 unidades (45,7%)
  • 100% elétricos (BEV): 7.263 unidades (34,2%)

Os PHEV seguem como a tecnologia favorita do consumidor brasileiro, com alta de 2,4% sobre outubro e crescimento expressivo de 39,8% na comparação com novembro de 2024. Já os BEV tiveram uma oscilação mensal negativa de 9,1%, mas ainda assim acumulam um salto de 34,1% na comparação anual.

A soma dos dois tipos de eletrificados plug-in (modelos que vão na tomada) reforça uma mudança clara nos hábitos de compra: cresce o interesse por modelos capazes de rodar no modo elétrico no dia a dia, mas sem abrir mão do motor a combustão para viagens.

Híbridos também avançam

Entre os híbridos sem recarga externa (HEV e HEV Flex), foram 4.266 unidades vendidas no mês — 20,1% do total de eletrificados.

  • HEV: 2.357 (11,1%)
  • HEV Flex: 1.909 (9,0%)

Os números mostram que, apesar do avanço mais lento, o segmento segue firme, com crescimentos de 8,8% e 8,5%, respectivamente, em relação a outubro.

Micro-híbridos recuam após meses de alta

Os modelos micro-híbridos (MHEV) registraram 4.906 unidades, uma queda mais acentuada de 23,1% frente ao mês anterior.
A divisão ficou assim:

  • MHEV 12V: 3.339 unidades
  • MHEV 48V: 1.567 unidades

Foto: Prefitura de Salvador - Dvulgação

Ônibus elétricos

O segmento de ônibus elétricos registrou apenas 26 unidades em novembro, uma queda de 70% sobre outubro. Apesar disso, o acumulado do ano continua forte, com 662 emplacamentos, mais que o dobro do registrado no mesmo período de 2024.

São Paulo, como de costume, concentrou praticamente todas as vendas do mês: 25 dos 26 ônibus emplacados.

Desempenho regional

A “geografia da eletromobilidade”, como define a ABVE, continua mudando. O Sudeste ainda aparece em primeiro, mas sua participação vem caindo ano a ano.

Vendas por região em novembro:

  • Sudeste — 9.382 (44,2%)
  • Sul — 4.033 (19,0%)
  • Centro-Oeste — 3.618 (17,1%)
  • Nordeste — 3.417 (16,4%)
  • Norte — 777 (3,7%)

O destaque é a continuidade do avanço fora do eixo tradicional. Nordeste e Sul se destacam especialmente nos veículos 100% elétricos, enquanto o Centro-Oeste — impulsionado por Brasília — ganha relevância nos plug-in.

Estados e municípios que mais venderam eletrificados

Estados:

  1. São Paulo — 6.220
  2. Distrito Federal — 2.413
  3. Paraná — 1.470
  4. Minas Gerais — 1.435
  5. Rio Grande do Sul — 1.315

Municípios:

  1. Brasília — 2.413
  2. São Paulo — 2.399
  3. Belo Horizonte — 908
  4. Rio de Janeiro — 702
  5. Curitiba — 641

Os dados reforçam a descentralização gradual da eletrificação no país - movimento também mostrado na matéria principal sobre Brasília assumir a liderança nacional em novembro.

Crescimento

Mesmo com oscilações mensais, o mercado de eletrificados segue crescendo de forma consistente no Brasil, puxado principalmente pelos modelos plug-in. A forte presença dos PHEV, a evolução dos BEV e a expansão geográfica da eletromobilidade mostram que a transição vem ganhando terreno, deixando de ser um fenômeno restrito ao Sudeste e se espalhando por todo o país.