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Transporte Aquaviário

Em 21 anos, Tecon Salvador movimenta mais de 3 mi de contêineres

Nessas duas décadas, a companhia fez investimentos de 918 milhões no terminal de contêineres do Porto de Salvador

15/03/2021 08h01

Foto: Tecon Salvador - Divulgação

O ano 2000 é referência para o sistema portuário baiano, porque foi quando o Porto de Salvador passou pela sua maior transformação, em termos de infraestrutura, desde que foi fundado em 1913. Isto graças a chegada da companhia Tecon Salvador, do Grupo Wilson Sons, no dia 15 de março daquele ano.

A Wilson Sons celebra os 21 anos de atuação do Tecon Salvador e destaca que, desde o início das operações, o terminal movimentou 3.243.827 contêineres, o que corresponde a 5.109.497 TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés). Neste período, chama também a atenção para os investimentos e melhorias, que consolidaram o terminal de contêineres baiano como um dos mais importantes do país e uma das instalações mais competitivas na América do Sul. O Tecon Salvador possui cerca de 1400 clientes importadores e exportadores, recebe as principais linhas que escalam o Brasil e oferece serviços semanais para todos os trades do mundo a partir de nove grupos de armadores.

Ao longo dessas mais de duas décadas, a Wilson Sons investiu continuamente em infraestrutura, compra de equipamentos, sistemas "state of the art" e treinamento da equipe do terminal. Com arrojada infraestrutura aliada à logística 4.0 e padrões ambientalmente sustentáveis, dispõe de equipamentos equiparáveis aos mais modernos presentes na atividade portuária mundial, a exemplo da sua frota de 06 STS Super Post-Panamax, 3 STS Panamax e 16 RTGs, todos com sistema de regeneração de energia.

Neste ano, finaliza a ampliação do berço de atracação, que passa de 377 metros para 800 metros, além da pavimentação de 30.000 m² de retroárea adicionais. O projeto, iniciado em 2018, demandou investimentos de R$ 443 milhões. Até 2050, serão investidos mais R$ 272 milhões em obras de expansão da unidade, totalizando R$ 715 milhões.  A fase atual de investimentos é realizada com 100% de recursos próprios e empregou aproximadamente 700 profissionais diretos e 2.100 indiretos, sendo 90% dos contratados moradores de Salvador e cidades vizinhas. 

“A história da Wilson Sons na Bahia soma quase dois séculos. A companhia começou suas atividades  no  Porto de Salvador e chegou a ser responsável por prover 70% do carvão mineral importado para a geração de energia em todo o Brasil. Em 2000, a inauguração do Tecon Salvador renovou a nossa presença no estado. Hoje, somos o maior hub de logística portuária do norte e nordeste, atendendo as principais linhas marítimas do comércio exterior, além de termos um papel fundamental para o desenvolvimento da economia do estado e atração de novos negócios”, destaca Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador. 

Pronto para receber os navios New Panamax 

Com as obras de expansão, o terminal passa a contar com 800m de cais linear, e atender, simultaneamente, dois navios New Panamax, os maiores porta-contêineres que deverão começar a escalar a costa brasileira em futuro próximo, com 366 metros de comprimento e capacidade para transportar até 14 mil TEU.

Desde 2018, o Porto de Salvador conta com autorização para operar esse tipo de embarcação e dispõe de condições especiais, sem restrições de navegabilidade, por apresentar características ambientais e infraestrutura exigidas pela Marinha. 

Os navios de grandes dimensões são uma tendência mundial e, em breve, serão padrão na navegação mundial. Recentemente, o Porto de Santos conseguiu homologação para operar com embarcações de 366 de comprimento, o que deve atrair novos serviços marítimos para a costa brasileira.  

“Os investimentos em infraestrutura no Tecon Salvador são fundamentais para que a Bahia integre o itinerário dos New Panamax e siga posicionada estrategicamente entre as principais rotas comerciais do mundo. Com os novos parâmetros, importadores e exportadores dos estados da Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí, Pernambuco e Sergipe passam a ter mais opções para receber ou enviar mercadorias ao mercado internacional pelo porto da capital baiana”, destaca Lourenço. 

Desempenho 2020 

No ano passado, o Tecon Salvador movimentou 342.398 TEU, um crescimento de 2,4% em relação a 2019, quando foi registrado o recorde de 334.448 TEU. Entre os grandes destaques do ano, está a exportação de frutas, modalidade em que o terminal baiano liderou, no Nordeste, o embarque de manga e uva durante a safra no segundo semestre, com 34% do mercado   

A expertise do Tecon Salvador no recebimento de cargas superdimensionadas (break bulk), como componentes para o segmento de energia renovável, é outro destaque de 2020. No período de janeiro a dezembro, o terminal recebeu componentes eólicos para a implantação de um parque eólico com quase 300 torres, como pás, hubs e nacelles, para projetos de energia no estado do Piauí, onde está sendo construído o maior parque eólico da América do Sul.

Houve ainda um incremento de 5.619 TEU em cargas de novos clientes no ano passado. Destacaram-se também os segmentos de alimentos (+36%), celulose e papel (15%), além de bebidas (+104%) em relação ao ano anterior.   

O Tecon Salvador é hoje um dos mais importantes instrumentos de atração de novos negócios e de investimentos para o estado da Bahia.  Dispondo da Via Expressa Baia de Todos os Santos, que garante acesso exclusivo à BR-324, principal rodovia federal que liga Salvador aos demais estados brasileiros, opera uma área de 163.200 m² e tem capacidade para movimentar 552 mil TEU por ano. Possui 6 guindastes de cais STS (Ship-to-Shore) Super Post-Panamax e 3 guindastes STS Panamax, 16 guindastes de pátio RTG (Rubber-Tyred Gantry), 5 reach stackers, 3 side loaders e 44 terminals tractors. Conta ainda com o sistema operacional Navis N4, líder global em gestão de terminais portuários.