Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão Pública

Em julho chegarão 300 mil doses da Sputnik V à Bahia

Rui Costa prevê destinar remessa para imunizar população adulta acima de 18 anos em cidades a serem definidas

16/06/2021 07h27

Foto: Divulgação

A Bahia receberá em julho as primeiras 300 mil doses da Sputnik V, vacina contra a Covid-19. Segundo o governador Rui Costa, a data para envio do imunizante foi em acordada em uma reunião entre representantes do Fundo Soberano Russo e governadores do Nordeste. No encontro, os executivos do país europeu informaram que o cronograma de distribuição dos futuros lotes também será entregue no próximo mês.

“Aplicando as duas doses, teremos 150 mil pessoas imunizadas. Ainda nesta semana, nós vamos definir quatro ou cinco cidades onde vamos aplicar essas vacinas em toda a população adulta acima de 18 anos e que ainda não foi vacinada. Resolvemos concentrar essa vacina em alguns municípios para gerar um efeito demonstração. Após a vacinação, nós vamos fazer a coleta dos dados e apresentar para o Brasil e para o mundo inteiro os resultados, mostrando a da eficácia dessa vacina que já vem sendo aplicada com sucesso em vários países”, disse Rui Costa no Papo Correria, programa transmitido por meio das redes sociais.

Em março, o consórcio de governadores do Nordeste formalizou a compra de 37 milhões de doses da Sputnik V. A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, com restrições, a importação do imunizante. Num primeiro momento, as vacinas serão para apenas 1% da população de cada um dos seis estados da região que fizeram o pedido à agência — Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

Mortos por Covid-19 com idades entre 30 e 59 anos

O governador Rui Costa (PT) informou que, em junho, praticamente triplicou o número de  mortos por Covid-19 com idades entre 30 e 59 anos na Bahia. A escalada consta de um gráfico utilizado pelo chefe do Executivo como um alerta ao público mais jovem, propício a se expor a aglomerações durante o período do São João, cujos festejos estão oficialmente proibidos.

“Existia uma tese, que durou muitos meses, de que só morriam pessoas idosas de Covid, pessoas com a idade avançada e que tinham muitos problemas de saúde. Nós estamos mostrando os dados para deixar claro que o perfil mudou. Infelizmente, estão morrendo pessoas mais jovens. É em função disso que nós estamos chamando atenção para que, respeitando a história, a tradição, a cultura do São João, as pessoas evitem aglomeração, evitem participar de festas”, declarou Rui Costa no Papo Correria, live semanal transmitida por meio de suas redes sociais.

“E março até agora, [junho] foi o pior mês da pandemia. Portanto, julho pode ser pior”, acrescentou o governador.