Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Embraer celebra 600 mil horas de voo do A-29 Super Tucano

A aeronave, que já foi selecionada por 22 forças aéreas em todo o mundo, possui mais de 290 encomendas

21/06/2025 09h09

Foto: Divulgação

A Embraer comemora um marco significativo na história do A-29 Super Tucano, que atingiu a impressionante marca de 600 mil horas de voo. A aeronave, que já foi selecionada por 22 forças aéreas em todo o mundo e possui mais de 290 encomendas, continua a se destacar como uma solução versátil para missões do século 21.

“É um privilégio poder compartilhar este feito na trajetória da aeronave líder em sua categoria. O Super Tucano é o único turboélice de ataque leve, de reconhecimento armado e treinamento avançado atualmente em produção e com atuação comprovada em combate ao redor do mundo,” afirmou Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O A-29 Super Tucano se apresenta como a melhor solução para forças aéreas que buscam uma plataforma confiável, eficiente e econômica.

A aeronave é capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo Treinamento Avançado de Pilotos, Apoio Aéreo Close Air Support (CAS), Patrulha Aérea e Interdição Aérea, Treinamento de JTAC (Joint Terminal Attack Controller), ISR Armado (Intelligence, Surveillance, Reconnaissance), Vigilância de Fronteiras, Reconhecimento e Escolta Aérea.

Recentemente, Portugal adquiriu a nova variante A-29N Super Tucano, que demonstra a versatilidade e flexibilidade da plataforma. Esta versão conta com aviônicos avançados, sistemas de comunicação específicos e capacidades adicionais, configurada para atender aos rigorosos requisitos da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

Considerada a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, o A-29 Super Tucano é equipado com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um abrangente conjunto de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos HMI avançados integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas e em ambientes austeros com infraestrutura limitada. Além disso, a aeronave apresenta requisitos de manutenção reduzidos, altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com custos operacionais baixos.

Este marco das 600 mil horas de voo do A-29 Super Tucano reforça a posição da Embraer como líder na produção de aeronaves de combate leve e destaca o compromisso contínuo da empresa em fornecer soluções de alta qualidade e desempenho para o setor de defesa.