08/05/2025 11h22
Foto: Divulgação
A Embratur assinou um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Copa Airlines. A iniciativa integra a estratégia da Agência de firmar parcerias e desenvolver ações voltadas à ampliação da malha aérea com destino ao Brasil, com o objetivo de atrair mais visitantes estrangeiros.
Atualmente, a Copa Airlines é a segunda companhia aérea com maior número de voos para o Brasil. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou que o cenário é favorável às ações previstas no acordo.
“Estamos vivendo um momento muito positivo no Brasil, batendo recordes na chegada de turistas estrangeiros. Por isso, acredito que a Copa possa compreender e nos acompanhar nessa evolução. O turista europeu já vem com frequência, mas também podemos incentivar os latino-americanos e norte-americanos a explorarem nossos destinos”, ressaltou.
Segundo o gerente comercial da Copa Airlines no Brasil, Raphael de Lucca, a companhia busca ampliar a conectividade dos países onde atua com o mercado brasileiro.
“Muita gente pensa que a Copa voa apenas para o Panamá, mas isso não é verdade. O Panamá é o nosso centro de conexões, mas operamos em diversas metrópoles das Américas, incluindo Estados Unidos, México e Guatemala. Além disso, registramos um crescimento anual de 8% no número de passageiros. Com isso, podemos passar dos atuais 17 milhões para mais de 25 milhões nos próximos cinco anos, sendo o Brasil um eixo fundamental desse desenvolvimento”,
No Brasil, a Copa Airlines opera voos diretos a partir de sete capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Porto Alegre e Florianópolis. Nesse contexto, Freixo ressaltou a importância de ampliar a conectividade para outras regiões do país.
“O Brasil ainda é muito associado ao Rio de Janeiro, mas vai muito além disso. Temos trabalhado para atrair turistas também para outras localidades, como o Nordeste. Companhias aéreas europeias já estão operando voos diretos para essa região. Na Bahia, por exemplo, o Afroturismo tem grande relevância, especialmente para o mercado norte-americano. Esse é um caminho promissor”, afirmou.
A Copa é uma companhia estratégica para a conectividade aérea no Brasil. Graças à sua frota e ampla rede de conexões, tem capacidade de oferecer viagens ao país com apenas uma escala a partir de diferentes pontos do continente americano.
De acordo com De Lucca, a empresa conecta o Panamá a 85 destinos em 32 países das Américas, com uma média de 370 voos diários. Sua frota, composta por aeronaves de última geração, será ampliada nos próximos cinco anos.
O ACT, que é uma evolução do Protocolo de Intenções anteriormente firmado, contempla iniciativas alinhadas às projeções de crescimento da companhia para os próximos cinco anos. Entre elas estão o desenvolvimento conjunto de estratégias de promoção do Brasil no exterior, ações institucionais e de ESG, além do fomento a oportunidades de negócios para os destinos turísticos brasileiros.