Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Terrestre

Emplacamentos crescem em fevereiro e expectativa é otimista

Foram mais de 120 mil unidades comercializadas, ante as 116 mil de janeiro, crescimento de 3%

07/03/2022 07h27

Foto: Divulgação 

A Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores divulgou os dados de emplacamentos de veículos em fevereiro, e com isso, do 1º. bimestre de 2022. Apesar de ter apenas 19 dias úteis, o mês de fevereiro registrou saldo positivo.

Foram mais de  120 mil unidades comercializadas, ante as 116 mil de janeiro, crescimento de 3%. Para o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., o mercado está se acomodando, apesar das dificuldades ainda existentes, como a alta dos juros e a maior seletividade no crédito.

“Acreditamos que, com a diminuição do IPI, promovida pelo Governo, o mercado de veículos poderá ser favorecido, principalmente, para as marcas cujas montadoras mantiverem os preços dos produtos inalterados, conforme tabela do início de fevereiro, e também aplicarem a redução da alíquota do IPI”, razão pela qual, para José Maurício Andreta Jr., o momento ideal para comprar um veículo é agora, em função do preço reduzido.

O Decreto Federal nº 10.979, anunciado pelo Ministério da Economia, no dia 25 de fevereiro, promoveu uma redução de 18,5% na alíquota do IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados incidente em veículos. A redução varia conforme a eficiência energética e incide sobre as alíquotas constantes na TIPI – Tabela de incidência do Imposto sobre produtos industrializados, que diferencia os veículos por cilindrada e peso, entre outras características.

Além disso, a Fenabrave está pleiteando, junto à Receita Federal, que a redução do IPI seja válida para os veículos em estoque das Concessionárias. Atualmente, este volume é estimado em 19 dias de vendas, para autoveículos (cerca de 83 mil unidades).