04/12/2020 09h07
Foto: Kordsa - Divulgação
A inovação em estratégias de gestão de pessoas, com práticas que motivam, valorizam e desenvolvem uma cultura de pertencimento aos 410 reinforcers, como são chamados os funcionários da Kordsa, conferiu à empresa o destaque de melhor lugar para trabalhar no Brasil, pelo segundo ano consecutivo. O Prêmio Lugar Mais Incrível para Trabalhar no Brasil é resultado da pesquisa realizada pela Fundação Instituto de Administração (FIA) em parceria com a UOL, da qual participaram empresas de diversos segmentos, tendo seu resultado anunciado esse mês.
A Kordsa é o player global no mercado de tecnologias de pneus, reforço de construção e compósitos. Como líder mundial no mercado de tecnologias de reforço de pneus, realiza a produção em uma vasta área dos EUA à Ásia Pacífico e fornece suas tecnologias de reforço para todo o mundo. Com seus processos de negócios baseados em P&D e inovação.
A unidade instalada no Polo Industrial de Camaçari (BA) opera com capacidade de produção de 20 mil toneladas de fios e lonas. Dos atuais 410 colaboradores, aproximadamente 70% são pertencentes a Camaçari, Dias D’Ávila, Mata de São João e regiões próximas.
Para chegar a esse patamar de reconhecimento nacional, a Kordsa investiu tempo e pesquisa, e se dedicou a transformar radicalmente os modelos de gestão praticados pelo mercado, apostando em um pensamento mais humanizado, no qual o respeito e a colaboração foram os ingredientes para esta receita dar certo. Os resultados foram acompanhados por diversas pesquisas de clima organizacional como a Aon Hewitt, GPTW, FIA VOCÊ S/A, e FIA UOL, e a Kordsa foi subindo sua posição no ranking.
A fórmula da felicidade
Como fazer com que o ambiente de trabalho contribua para a felicidade das pessoas que trabalham na Kordsa? Essa foi a pergunta que seus gestores fizeram a si mesmos lá atrás, em 2011, quando todo esse processo de reformulação da gestão de pessoas começou. “Foi nesse contexto que as pesquisas de clima ganharam força e é onde começa uma nova história da Kordsa. A sua sede na Bahia vem há anos desenvolvendo a fórmula da felicidade. Trabalhar em uma fábrica é um desafio para alguns. As condições de trabalho são mais tradicionais e é necessário muito além de salários pagos em dia para redução do turnover. Imagine o que é necessário para que essas pessoas se sintam felizes? “Nós traçamos um plano e fomos em busca do desenvolvimento dele, para o qual contamos com o engajamento de todos”, relembra Luiz França, Diretor de RH&TI América do Sul da Kordsa.
Um novo desafio
No ano passado, o Instituto FIA e Você S/A reconheceram a Kordsa como a Empresa do Ano e a Melhor Empresa para Trabalhar no Brasil. Isso foi considerado incrível por todos os reinforcers, e um novo desafio surgiu, o de se manter lá em cima. “Em 2020, o que ninguém havia previsto em seus cenários mais pessimistas caiu como uma tragédia viral em todo o planeta.
A Kordsa, assim como todas as empresas do mundo, teve que se reinventar e criar uma nova forma de se relacionar com suas pessoas, fazendo com que elas não perdessem a paixão, o envolvimento, o engajamento e sim, se mantivessem felizes e conectados”, explica Luiz França. Como parte da estratégia de gestão para 2020, a empresa investiu um trabalho de apoio e acompanhamento aos seus colaboradores para esse período com treinamentos e lives, brindes, seguindo a sua linha de comunicação e transparência.