Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Empresa reduz perdas de janelas para o agendamento de navios

A tecnologia Farol é aplicada no Porto de Santos pela Estrela Logística & Transportes

01/09/2025 13h55

Foto: APS - Divulgação

As exportações e importações brasileiras movimentaram entre U$$ 19 e U$$ 79 bilhões de fevereiro a junho de 2025, segundo o Comex Stat, sistema oficial sobre o comércio exterior brasileiro de bens. Neste cenário, milhares de transportadoras realizam a entrada e retirada de contêineres para o envio de cargas. Além disso, precisam disponibilizar equipes para o monitoramento constante sobre os horários de saída/entrada dos navios nos gates, atividade que exige disponibilidade de equipes no local e online. 

Para evitar atrasos e prejuízos à operação, a Estrela Logistica & Transporte, com sede em Santos (SP), conseguiu reduzir em 99%, erros com horários de chegada dos navios aos portos e das janelas de abertura e fechamento dos gates.

O head de gestão estratégica, Pedro Sorbello explica que as  janelas correspondem ao timming que as transportadoras devem agendar a entrega das cargas nos terminais portuários e esta funcionalidade desenvolvida pela Siimp de forma inédita no Brasil, traz um panorama completo para a equipe de logística sobre o  mapeamento da movimentação dos navios e a disponibilidade dos gates.

Sorbello relata que antes da aplicação da tecnologia Farol, a equipe operacional acessava os sistemas dos terminais portuários durante todo o dia para verificar quais gates estavam disponíveis e a previsão de atracação dos navios. Depois disso, era possível realizar o agendamento a entrega dos containers, atividade que demorava muito e trazia muitos erros.

Avanços na operação

“Hoje, apenas com o acesso à plataforma Farol, tecnologia inédita que integra a janela de disponibilidade de navios nos portos brasileiros, é possível se antecipar de acordo com as previsões de abertura gate, que é feito em questões de segundos, sem erros. E o colaborador recebe o horário de chegada do navio também por mensagem whatsapp e evita atrasos ou perda de janelas nos terminais”, destaca o gestor.

Ele lembra que o transporte de contêineres tem início dois dias antes: retirada dos contêineres vazios, programação da viagem e realização da viagem e depois o carregamento e entrega. “Por isso, a tecnologia Farol tornou-se fundamental para a nossa operação, ao apontar dados como previsão de atracação, janelas de gate e eventos logísticos relevantes, visibilidade em tempo real de cada fase da operação portuária”.

Sorbello destaca também o recurso de monitoramento inteligente. “O sistema notifica e exibe em tempo real o status dos navios e a liberação das janelas, permite que a equipe operacional realize o agendamento no sistema do terminal”, finaliza ele.

Por ano, a Estrela Logistica & Transporte realiza cerca de 15 mil viagens para operações de exportação e importação nos portos de Santos (SP), Itapoá, Itajaí e Navegantes (SC), entre cargas secas (10%) e 90% de contêineres (embarque e desembarques) para os setores de tecnologia, tecidos, maquinários, peças, entre outros.

Segundo o CEO da Siimp Sistemas, Bruno Damada, a empresa possui forte atuação em Santos e identificou essa necessidade sobre a gestão dos horários de aberturas nos gates, informações fundamentais para transportadoras que atuam no comércio exterior. “Com a nossa tecnologia proporcionamos a diminuição de multas por atrasos dos contêineres e outros atrasos e perdas em uma operação logística”, relata Bruno.

Em 2024, a Siimp, empresa de tecnologias específicas para a logística, cresceu 68% em novos negócios na comparação com o ano anterior. Até o final de 2025, serão criadas novas filiais nas cidades de Santos (SP), Itajaí (SC), Rio Grande (RS) e Varginha (MG) para a conquista de novos projetos de tecnologias.

Atualmente, a empresa conta com mais de 900 clientes e quase 10 mil usuários, entre importadores, transportadoras, operadores logísticos e armazéns. Fundada em 2012, em Americana (SP), a Siimp Sistemas possui mais de 30 especialistas no desenvolvimento de soluções digitais para o setor de transporte de cargas.