Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aéreo

Empresas aéreas latinas lideram rankings de pontualidade de voo

Levantamento da Cirium do mês de maio mostra um quadro variado do desempenho

24/06/2024 10h43

Foto: Divulgação

Os dados mais recentes da Cirium, referentes ao mês de maio de 2024, mostram um quadro variado do desempenho de pontualidade (OTP) das empresas aéreas nas diferentes regiões do planeta.

Enquanto o Oriente Médio e a África mostraram melhorias notáveis, a América do Norte e a América Latina enfrentaram desafios, com as companhias aéreas de melhor classificação exibindo quedas no OTP. Uma possível razão pode ser o aumento do número de cancelamentos de voos nessas regiões, aponta a Cirium.

Desempenho no segmento de empresas aérea globais

A Aeromexico manteve sua posição de liderança global em maio, com um OTP de 86,75%, apesar da queda de 2 pontos no OTP. O Aeroporto Internacional Benito Juarez (MEX), principal hub da Aeromexico, experimentou uma queda de 4 pontos, concluindo o mês com um OTP de 82,53%.

A Latam Airlines subiu para a segunda posição, com um OTP de 86,65%, apresentando uma leve melhoria. O Aeroporto Arturo Merino Benitez (SCL), hub da Latam Airlines, também teve uma leve melhoria e terminou o mês em quinto lugar na categoria de aeroportos globais, com um OTP de 85,86%.

A JAL ficou em terceiro lugar, com um OTP de 86,40%, uma queda de quase 2 pontos em relação ao OTP do mês anterior de 88,17%. O Aeroporto de Haneda (HND) também teve uma queda de quase 2 pontos, concluindo o mês em quarto lugar na categoria de aeroportos globais com um OTP de 85,99%.

A Iberia manteve sua posição em quarto lugar na categoria global, com um OTP de 86,17%, uma leve queda em relação ao mês anterior. Da mesma forma, o Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas (MAD), principal hub da Iberia, concluiu o mês com um OTP de 79,06%, uma queda de quase 2 pontos em comparação com o OTP do mês anterior de 80,86%.

A Saudia teve um grande salto, da 15ª posição no mês passado para o quinto lugar, após um aumento de 6 pontos no OTP (86,09%). Isso garante à Saudia o título de companhia aérea que teve a melhor evolução mensal em maio. O Aeroporto Internacional King Khalid (RUH), principal hub da Saudia, terminou o mês em primeiro lugar na categoria de aeroportos globais, alcançando um OTP de 88,23%, acima dos 86,77% de abril.

América Latina

O número total de voos cancelados na América Latina aumentou 35% em maio. Foram 3.584 voos cancelados em maio, em comparação com 2.649 em abril, resultando em leves quedas no OTP para as companhias aéreas de melhor classificação.

A Copa Airlines permaneceu como líder na região da América Latina, com um impressionante OTP de 90,24%. Da mesma forma, o Aeroporto Internacional de Tocumen (PTY), hub da Copa, concluiu maio com um notável OTP de 90,70%, garantindo a quinta posição na categoria de aeroportos médios.

A Gol Linhas Aéreas garantiu a segunda posição, com um OTP de 89,82%, um leve aumento em relação ao desempenho de abril. O Aeroporto Internacional de São Paulo-Guarulhos (GRU) concluiu o mês em sexto lugar na categoria de aeroportos globais, com um OTP de 84,80%, uma melhoria de quase 2 pontos em relação ao mês anterior.

A Aerolineas Argentinas seguiu de perto em terceiro lugar, com um OTP de 89,22%, uma melhoria de quase 5 pontos em relação ao OTP de 84,71% do mês anterior, tornando-se a companhia aérea de melhor evolução mensal da região em maio. O Aeroporto Jorge Newbery-Aeroparque (AEP), principal hub da companhia aérea, terminou o mês em quarto lugar na categoria de aeroportos médios, alcançando um OTP de 91,31%, uma melhoria de quase 6 pontos em comparação com os 85,43% de abril.

A Caribbean Airlines concluiu o mês em quarto lugar, com um OTP de 87,96%, uma queda de 2 pontos em comparação com abril (90,11%). Com um OTP de 86,75%, a Aeromexico, líder entre as companhias globais de maio, garantiu a quinta posição na região da América Latina.

Companhias Aéreas de Baixo Custo

A Iberia Express ainda é a líder na categoria de companhias aéreas de baixo custo (“low-cost”), com um OTP de 90,24%, acima dos 89,89% de abril. Com uma leve melhoria no OTP, a Gol Linhas Aéreas ocupou a segunda posição, com um OTP de 89,82%, acima dos 88,88% de abril.

A Norwegian ficou em terceiro lugar, com um OTP de 89,53%, um aumento de quase 4 pontos em relação aos 85,59% de abril. Após um aumento de quase 3 pontos, a Peach Aviation subiu da nona para a quarta posição em maio, com um OTP de 87,12%. Em quinto lugar, a Azul Linhas Aéreas garantiu a quinta posição, com um OTP de 84,79%, abaixo dos 85,83% de abril.