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Transporte Aquaviário

Empresas avançam em pedidos de navios porta-contêineres

A ONE, HMM, Yang Ming e CMA CGM já fizeram acordo para aquisição de navios de diversos tamanhos

04/09/2023 10h05

Foto: Divulgação 

Surgiu no mercado que ONE e HMM estão em “discussões iniciais” com uma lista de estaleiros para adquirir séries adicionais de grandes navios porta-contêineres. Há também rumores de que Yang Ming está “em negociações” para adquirir um número não revelado de navios de médio porte entre 8.000 e 9.000 TEUs. Enquanto isso, a CMA CGM chegou recentemente a um acordo preliminar com a CSSC para adquirir uma nova série de oito navios porta-contêineres de cerca de 9.000 TEUs, informa o Alphaliner .

UM E pedidos HMM

Acredita-se que a ONE esteja interessada em um número não especificado de navios porta-contêineres de 15.000 TEU, provavelmente do projeto Neopanamax. A companhia marítima estaria indecisa entre encomendar navios de tonelagem convencional ou com dupla propulsão de metanol e óleo combustível. Neste último caso, os navios estariam preparados para se adaptarem facilmente aos combustíveis alternativos. 

Por sua vez, a HMM sul-coreana está interessada numa série de navios de 16.000 TEU que seriam construídos na Coreia. No entanto, o projeto parece estar em espera, pois o HMM provavelmente mudará de mãos em um futuro próximo. 

Yang Ming interessado em navios de médio porte  

Em junho, Yang Ming, de Taiwan, encomendou cinco navios porta-contêineres de 15 mil TEU para finalmente reabastecer sua carteira de pedidos. Após a entrega de seus últimos navios novos, há um ano, o portfólio da transportadora foi reduzido a zero. No entanto, três meses depois, diz-se que está “em negociações” para adquirir mais embarcações. Desta vez, acredita-se que se trate de um número não revelado de navios de médio porte, entre 8.000 e 9.000 TEUs. Fontes de corretagem sugerem que Yang Ming está negociando com uma lista restrita de grandes estaleiros. Até agora não se sabe qual seria a opção de propulsão preferida. 

Apesar dos cinco pedidos em junho, Yang Ming tem a menor carteira de pedidos das dez principais companhias marítimas, com apenas 75 mil TEUs. Além disso, as novas embarcações fabricadas pela Hyundai não se juntarão à Yang Ming até 2026.

CMA CGM faria pedidos de 9 mil TEUs 

Acredita-se que a francesa CMA CGM tenha chegado a um acordo preliminar com o grupo chinês CSSC para adquirir uma nova série de oito navios porta-contentores de 9.000 TEU. Fontes da indústria descrevem os navios como “propulsão dupla”, mas não se sabe se a companhia marítima procura capacidade adequada para GNL ou metanol. A mídia chinesa afirma que a Shanghai Waigaoqiao Shipbuilding (SWS) da CSSC é a favorita para receber o pedido. 

Dependendo das especificações, a CMA CGM deverá pagar entre US$ 115 milhões e US$ 125 milhões por cada um dos navios SWS, caso optem pela propulsão a metanol em vez de GNL.

Fonte: Mundo Marítimo