02/06/2024 11h36
Foto: Divulgação
Os níveis de encomendas de construção de petroleiros aumentaram durante os primeiros meses de 2024. Até agora, este ano, 104 navios foram adicionados às encomendas globais, contra 79 no mesmo período do ano passado, representando um aumento anual de 32%, relata. Veson Náutico.
Os valores dos petroleiros recém-construídos também aumentaram em todos os subsetores. Os LR2 de 115 mil dwt apresentam o maior salto, um aumento de cerca de 7,31% desde o início do ano, de US$ 69,11 milhões para US$ 74,16 milhões, já que os valores deste setor mantêm trajetória ascendente e estão em torno dos níveis mais elevados desde 2008.
Dos petroleiros encomendados este ano, a maioria pertence ao segmento MR, com aproximadamente 37%, seguido dos VLCCs com aproximadamente 31%, Suezmaxes com aproximadamente 19% e LR2s com 12%, respetivamente. Aframaxes ficou em quinto lugar com apenas 1% de todos os pedidos feitos este ano. Nenhum pedido de LR1 foi relatado.
Estaleiros chineses lideram encomendas
Mais de metade destas encomendas foram feitas a estaleiros chineses com uma quota de cerca de 57%, com a Coreia do Sul em segundo lugar com 36% e o Vietname em terceiro com 6%. O Japão é responsável por apenas 1% dos pedidos de construção de navios-tanque feitos em 2024 até o momento.
Os armadores gregos têm sido os mais ativos nas encomendas de navios-tanque, com 28 encomendas feitas este ano, principalmente para o segmento Suezmax. Les sigue Indonesia, ya que Pertamina encargó 15 tanqueros MR en enero de este año, cuya construcción la concretaría Hyundai Mipo con entrega programada para 2026, por unos US$47,75 millones cada uno, (valor estimado por VesselsValue: US$48,99 millones cada um). As Bermudas tiveram o terceiro maior número de pedidos, com um total de oito.
Armadores em busca de renovação
Este aumento na procura de novos navios-tanque ocorre num momento em que os armadores procuram renovar frotas antigas e aproveitam a oportunidade para encomendar navios capazes de cumprir as mais recentes regulamentações ambientais.
Além disso, o KYC nas vendas de segunda mão está se tornando mais rigoroso para reprimir aqueles que continuam a transportar cargas sancionadas. Garantir um novo navio-tanque permite uma titularidade clara, colocando o armador em uma posição forte para quaisquer transações futuras. O sentimento positivo para este setor no futuro é também um fator chave para novas encomendas de construção de capacidade de tanques.
Os fortes ganhos nos últimos anos, devido ao aumento da procura por toneladas-milha, também proporcionaram apoio ao sector dos navios-tanque, atualmente liderado pelos ganhos do VLCC de cerca de 44.800 dólares/dia durante um ano, um aumento de aproximadamente 6% em relação ao ano anterior.
Geopolítica gera lucros
As incertezas geopolíticas impulsionaram os ganhos no sector dos petroleiros, juntamente com uma melhoria das perspectivas da procura. A perturbação do Canal de Suez como resultado dos ataques Houthi no Mar Vermelho forçou os armadores a navegar distâncias mais longas; isto reforçou os lucros do sector dos petroleiros, devido ao aumento da procura por toneladas-milha como resultado de mudanças nos padrões de fluxo comercial que surgiram como resultado de sanções aos embarques de petróleo russo.
Pedidos de construção em destaque
Contratos notáveis recentes para a construção de novos navios-tanque incluem quatro MR2 de 50.000 dwt encomendados pela EuroGreen Maritime, a serem construídos pela Wuhu
Além disso, a Union Maritime encomendou dois navios-tanque LR2 de 115 mil dwt, a serem construídos pela Hyundai Vietnam, com entrega prevista para 2027, por US$ 71 milhões cada (valor estimado pela VesselsValue: US$ 71,01 milhões cada).
Fonte: Mundo Marítimo