Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Artigo

Entenda a importância do seguro de cargas e modalidades

João Sá e Sergio Maia

03/04/2021 07h00

Foto: Divulgação

Ao voltar na cronologia da história do seguro, vamos nos deparar com o fato de que as primeiras formas de cobertura eram marítimas, feitas como uma aposta no retorno dos navios mercantes com suas valiosas cargas de ouro, especiarias etc.

Os interessados cotavam na forma dos chamados hoje de “prêmios de seguro”, e caso estes navios não retornassem em determinado tempo, os prejuízos do dono da embarcação e sua carga eram minimizados pelo princípio do mutualismo. Já no sucesso da volta da nave e sua cobiçada mercadoria, o proprietário pagava com bons lucros as apostas dos que arriscaram.

O seguro de carga consiste em uma apólice, que pode ser contratada pelo proprietário da carga, pela transportadora ou pelo motorista autônomo. Entretanto, o objetivo principal dele é garantir mais segurança ao seu negócio, cobrindo todos os riscos possíveis na locomoção de mercadorias, como:

  • anos à carga causados por acidentes com o veículo transportador;
  • roubos e furtos;
  • prejuízos decorrentes da operação de transporte.

Por isso, a carga fica protegida e você pode realizar o transporte de carga de maneira mais segura. Mas vale destacar que esse benefício opcional conta com diferentes modalidades. Então, é importante pesquisar bastante sobre a cobertura do seguro de carga antes de contratá-lo de fato.

O valor cobrado para realizar um seguro de transporte de carga leva em consideração os seguintes pontos:

  • modal que será usado (por exemplo, rodoviário, aeroviário, aquaviário etc);
  • tipo de mercadoria carregada;
  • valor médio e máximo por embarque;
  • tipo de cobertura;
  • itinerário, rota;
  • em caso de transporte marítimo, é preciso escolher também entre as duas modalidades de frete de acordo com o Incoterms (Termos internacionais de comércio): FOB (Free On Board), que em tradução livre para o Português significa livre a bordo, e CIF (Cost, Insurance and Freight), que corresponde a custo, seguros e frete. No primeiro caso, o comprador assume todos os riscos e custos com o transporte da mercadoria, assim que ela é colocada a bordo do navio. Mas, no segundo, o fornecedor é responsável por todos os custos e riscos com a entrega da mercadoria, incluindo o seguro marítimo e frete.

Atualmente empresas em todo o mundo asseguram suas mercadorias através do seguro transporte de carga. O seguro de cargas funciona como uma proteção aos bens e mercadorias até o seu destino final. Não importa o que ocorra, o negócio estará seguro dos prejuízos e possíveis problemas que possam ser ocasionados no transporte.

Tecnicamente estão disponíveis três tipos de apólices neste ramo: As avulsas, recomendadas para poucos embarques; por averbação, para quando se exige comprovante de embarque da carga, sendo recomendada aos que fazem vários embarques e a anual, também conhecidas como ajustáveis, são as que tem o prêmio mensurado por uma estimativa anual de embarques.

Para contratar um seguro de cargas e receber orçamentos, você precisará entrar em contato com diferentes seguradoras, ou corretores de carga para fazer as análises da melhor cobertura a ser contrata. Entretanto, é muito comum que algumas organizações considerem apenas o valor financeiro, o que não é interessante, o ideal é considerar as diversas variáveis, em especial a cobertura.

Muitas transportadoras e seus clientes, exemplo o varejo, fazem análises de rotas, histórico de sinistros, locais de maior risco antes de contratar um seguro, para decidirem sobre a contratação ou não do seguro de carga, que muitas vezes não justifica, devido ao custo x riscos; portanto analisem bem as suas cargas transportadas, as variáveis de risco que envolvem o transporte, consultem um profissional especializado e de preferência da sua confiança, pois seguro é um fator importante à ser analisado quando envolve armazenamento e transporte de cargas.

João Sá - Sócio-diretor da Jabs Seguros  -    www.jabsseguros.com.br

Sergio Maia - Consultor e profissional de Logística  -   s[email protected]

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa a opinião do MODAIS EM FOCO