10/11/2024 11h31
Foto: Divulgação
No último mês de outubro, as entregas de navios porta-contêineres nos estaleiros atingiram um recorde anual com um total de 410 navios com capacidade de 2,5 milhões de TEUs, superando o recorde anual anterior de 2,3 milhões de TEUs em 2023, afirma Niels Rasmussen, analista-chefe de Transporte Marítimo da BIMCO.
Segundo o analista, o desmantelamento de navios mais antigos manteve-se baixo, enquanto as entregas aumentaram o tamanho da frota de porta-contêineres em 2,4 milhões de TEUs (8,7%) desde o início de 2024, elevando-a para o número de 6.699 navios com capacidade de 30,4. milhões de TEUs.
Desde o início de 2020, a frota cresceu 32%, com 7,8 milhões de TEU entregues durante a primeira metade da década, o maior valor durante qualquer período de cinco anos.
Pedidos atingem um recorde histórico
“Apesar da rápida expansão da frota, os armadores continuam a adicionar encomendas de novos navios. Até agora, neste ano, os contratos de construção mais do que duplicaram o total do ano passado e 286 navios com capacidade de 3,3 milhões de TEU foram adicionados à carteira de encomendas. A carteira de pedidos caiu para 5,9 milhões de TEUs no início de junho, mas agora voltou a 7,6 milhões de TEUs, 25% do tamanho total da frota”, diz Rasmussen.
Embora a carteira de encomendas esteja atualmente ligeiramente abaixo do recorde de 7,8 milhões de TEUs do início de 2023, importa referir que as encomendas para a construção de navios porta-contentores por companhias marítimas atingiram o máximo histórico de 5,9 milhões de TEUs.
As companhias marítimas controlam 78% da carteira de encomendas, mas apenas 60% da frota, pelo que verão a sua frota continuar a crescer mais rapidamente do que a dos armadores e não dos operadores de navios. Até agora, nesta década, a frota das companhias marítimas cresceu 41%, enquanto a dos armadores e operadores cresceu apenas 18%.
Os mais solicitados
Os navios com capacidade entre 12.000 e 17.000 TEU impulsionaram 42% do crescimento da capacidade desde o início de 2020 e também serão o principal impulsionador do crescimento nos próximos anos, contribuindo com 47% da capacidade da carteira de encomendas. Os navios com mais de 17.000 TEU contribuíram com 25% para o crescimento da frota na década de 2020 e representam 27% da capacidade da carteira de encomendas.
Fechar 2024
De acordo com a BIMCO, espera-se que outros 0,5 milhões de TEUs sejam entregues durante o restante de 2024, elevando as entregas do ano para quase 3,0 milhões de TEUs. Nos próximos quatro anos, espera-se que uma média de 1,7 milhões de TEUs sejam entregues a cada ano e 0,3 milhões de TEUs sejam entregues em 2029. No entanto, navios adicionais ainda poderão ser encomendados para entrega nos próximos cinco anos.
“Conforme mencionado, a relação carteira de pedidos/frota é atualmente de 25%, mas o crescimento real da frota dependerá de futuros desmantelamentos. “Depois de alguns anos de desmantelamento muito baixo, 3,4 milhões de TEUs terão mais de 20 anos no próximo ano e serão candidatos ideais para desmantelamento nos próximos anos. frota pode ser limitada a 14%", diz Rasmussen.
Fonte: Mundo Marítimo