Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Logística

Equipamentos eólicos e solares alavancam negócios da Localfrio

A logística da companhia na unidade em Pernambuco cresceu 35%

27/05/2022 17h35

Foto: Divulgação 

A Localfrio apurou crescimento de 80% em volume de negócios com transporte e armazenamento de componentes eólicos e painéis solares em 2021. A unidade de Suape (PE), especializada na gestão logística de cargas e projetos especiais, tem registrado maior demanda por projetos de energia limpa. Os projetos especiais representam 35% dos negócios da companhia em Pernambuco, enquanto os demais 65% estão relacionados ao armazenamento de cargas no terminal alfandegado.

“Estamos participando ativamente de três projetos relevantes, o que nos credencia para novas oportunidades. Nossa atuação tem sido muito substancial e estratégica. Esperamos continuar atuando em mais projetos que demandem nossa expertise”, disse o diretor comercial da Localfrio, Piero Grassi Simione. A primeira experiência da Localfrio com movimentação e transporte de componentes de energia renovável aconteceu em 2019.

Em um desses projetos, a companhia foi designada a transportar torres e pontas de pás de uma operação na Bahia a outros três destinos no Nordeste, totalizando 326 viagens, 36 veículos e implementos utilizados e 226.000 quilômetros percorridos. “É uma operação bem complexa. As torres eólicas são divididas em quatro partes e cada uma pesa cerca de 70 toneladas. As pontas das pás também demandam alto conhecimento para transporte e manuseio”, explicou. Simione acrescentou que, nesse mesmo projeto, a Localfrio armazenou 100 pás e transportou e movimentou 155 pontas de pás.

A empresa considera ser um serviço altamente especializado e que requer atendimento técnico e qualificado, o que demanda equipe dedicada a essa operação e treinamentos frequentes. Além do transporte dos equipamentos, a empresa busca auxiliar a operação com a administração da frota, transporte fracionado dos componentes, check-list dos produtos e gestão do parque, entre outros serviços conforme a demanda do cliente. “Procuramos entender as reais necessidades deles em projetos de grande complexidade, como demandam os de parques eólicos e painéis solares”, disse o diretor comercial da Localfrio, Piero Grassi Simione.