19/08/2022 16h10
Foto: Divulgação
A Pitney Bowes adotou práticas dentro da política ESG para reduzir a utilização de plástico nas operações. Dentre as iniciativas implementadas em 2021, a empresa conseguiu diminuir a utilização de fitas adesivas para embalagens em 76%, em relação ao ano anterior. Já a utilização de plástico bolha foi reduzida em 45% e a diminuição no uso dos filmes stretch em 66% e 36% de redução das despesas com insumos para embalagens, no mesmo período.
Para alcançar esses resultados, a Pitney substituiu o plástico bolha e o isopor por papel kraft e papel picado em suas embalagens, aproveitando correspondências e documentos que seriam descartados, com as devidas medidas de segurança com relação aos dados. Houve também a substituição da fita adesiva por fita gomada nas embalagens e copo plástico pelo de papel, envio de notas e boletos digitais e, até mesmo, hastes de plásticos para mexer café por palito de madeira.
Segundo a gerente de Supply Chain e Financeiro na Pitney Bowes, Caroline Soares, o ESG não é uma tendência passageira, apesar de ser relativamente recente. “Hoje, independente do segmento em que uma empresa pertence, é essencial olhar para fatores externos sob uma visão sustentável e consciente, com o objetivo de atingir resultados transformadores”, pontuou.
“As práticas sustentáveis vêm ganhando força nos últimos 10 anos e se tornando vitais nas tomadas de decisões de grandes empresas e investidores. Por isso, e sabendo o quão importante é ter mais responsabilidade sobre as nossas próprias ações que a Pitney resolveu dar início a esse movimento Social, Ambiental e de Governança”, destaca Caroline Soares.
As ações de sustentabilidade da Pitney vão além da redução do uso de plástico. A companhia iniciou descarte adequado de lixo, implementou ações de conscientização direcionadas aos clientes e adotou o selo verde, uma espécie de carimbo utilizado nas embalagens para sinalizar que a empresa realiza práticas sustentáveis.
Na área de voluntariado, a Pitney também está incentivando os colaboradores por meio de uma campanha para coleta de lacres e tampinhas. O projeto surgiu no intuito de transformar e conscientizar sobre o uso correto dos recursos e o descarte consciente.