Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Sustentabilidade

ESG será prioridade para 83% das empresas nos próximos 2 anos

Levantamento realizado pelo IT Forum Inteligência aponta expectativas e desafios das companhias sobre o tema

25/08/2024 08h55

Foto: Divulgação

Devido ao aumento de exigências por práticas empresariais sustentáveis e clientes mais engajados no assunto, o tema ESG tem se tornado uma peça-chave na estratégia das organizações. O recente levantamento “Antes da TI -  A Estratégia”, do IT Forum Inteligência, parte do principal ecossistema de tecnologia do País, revelou que o assunto já têm importância alta ou muito alta para 68% das empresas, e esse percentual deve saltar para 83% nos próximos dois a três anos. 

Mas, apesar da importância do tema, a implementação dessas práticas ainda enfrenta uma série de desafios. Bruna Bomfim, gerente de estudos do IT Forum Inteligência, explica: “A necessidade de comprovar retorno sobre o investimento é vista como o principal problema por 46% das empresas. Custos associados às ações ESG também são um empecilho para 38% dos entrevistados.”

Fora os gastos, a implementação de uma cultura voltada para a sustentabilidade entre os próprios colaboradores também se apresenta como obstáculo para 36% das companhias. Além disso, a falta de conhecimento sobre o tema e a escassez de parceiros qualificados são entraves para 25% e 20% das empresas, respectivamente.

"Embora o alinhamento das lideranças com o tema seja, em uma primeira análise, o mais urgente e determinante para impulsionar os resultados das equipes, é fundamental que todos os profissionais, em qualquer etapa da carreira de TI, se atualizem, uma vez que o ESG já está moldando o nosso presente. É importante direcionar os esforços para que as práticas tornem-se essenciais ao negócio e que a empresa busque parcerias que estejam alinhadas com as mesmas iniciativas”, afirma Bruna. 

Contudo, as empresas entendem a urgência do tema. Na pesquisa, 56%  disseram que  investiram ou vão investir em ESG nos próximos 12 meses. Ainda segundo o levantamento, os gastos na área são justificados pela visibilidade positiva, tanto nacional quanto internacional, vista como um benefício por 57% das empresas. A melhoria nas relações comercial e institucional com parceiros alinhados ao tema também é destacada por 46% dos participantes, sendo que 43% vão além e consideram as práticas de ESG um diferencial competitivo.

“Empresas que adotam práticas ESG são percebidas de maneira mais positiva no mercado, ganhando a confiança dos consumidores e a preferência dos investidores. Além disso, a adesão pode resultar em economias a longo prazo, melhorar a eficiência operacional e abrir novas oportunidades de mercado”, completa Bruna.

O estudo entrevistou 308 profissionais de TI de mais de 14 setores diferentes, incluindo serviços, saúde, educação, agronegócios, setor público e indústria.