Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Gestão

Estudo mostra profissões e salários que mais cresceram no Brasil

Setor financeiro e de tecnologia foram os destaques em crescimento de salários e contratações nos últimos 12 anos

06/06/2024 15h14

Foto: Divulgação

Desenhistas e administradores de bases de dados foram os profissionais com a maior valorização salarial e crescimento no número de trabalhadores no Brasil nos últimos 12 anos. É o que mostra levantamento da pesquisadora da consultoria IDados, Ana Tereza Pires, especialista em economia do trabalho e da educação.

O estudo, feito a partir dos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE revela as profissões com diploma que mais ganharam e perderam profissionais, e também as que tiveram os maiores aumentos ou reduções no valor de salário médio.

Desenhistas e administradores de bases de dados foram a profissão com maior variação positiva tanto de salários (91%) como de profissionais ocupados (6.488%). Veja abaixo os rankings:

“O que mais me chamou a atenção de variação foram as profissões ligadas a tecnologia e ao mercado financeiro”, diz Ana Tereza Pires, a pesquisadora da IDados.

Conforme demonstrado no ranking, desenvolvedores de programas e aplicativos (software) e matemáticos, atuários e estatísticos também estiveram entre as 15 maiores variações salariais positivas. O número de ocupados em ambas as profissões também cresceu: 640% e 3.292%, respectivamente.

A pesquisadora destaca o caso curioso da profissão de Desenvolvedores de páginas de internet (web) e multimídia, segundo maior crescimento no número de ocupados, mas também uma das poucas profissões na área de tecnologia em que houve retração do salário. A variação no período foi de -60%, indicando talvez alguma saturação da carreira.

Outro destaque foi a engenharia civil, área em alta 12 anos atrás e que agora figura entre as maiores diminuições de remuneração média. Veja o ranking das profissões com maior variação salarial negativa:

Muitas das profissões do ranking de maior redução salarial também figuram na lista das que tiveram o maior encolhimento no número de ocupados.

Em geral, as ocupações tendem a ter um crescimento ano a ano no número de profissionais, devido ao aumento da população e do acesso ao ensino superior. Porém, em algumas carreiras, como professores, houve até mesmo queda no número de trabalhadores.

“As pessoas estão procurando menos essas profissões que pagam pouco. Já tem um direcionamento de mercado de procurar mais profissões que estão em alta e pagam mais”, afirma a pesquisadora. 

Como foi feita a pesquisa

Os dados utilizados foram extraídos da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e comparou a média salarial das ocupações que exigem diploma no 1º trimestre de 2024, em relação a 2012.

Foram desconsideradas profissões que empregam menos de 1000 trabalhadores, “para evitar ocupações que são estatisticamente irrelevantes”, diz a pesquisadora.

Veja aqui o ranking das profissões com melhores e piores salários no Brasil, e os valores médios.

Fonte: Isto É Dinheiro