Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Artigo

Eventos que indicam futuro próspero

Adary Oliveira

30/06/2023 06h05

Foto: Bahia Farm Show - Divulgação

Recentemente foram realizados dois eventos na Bahia que fazem uma clara indicação de como será próspero seu futuro. A Bahia Farm Show realizada em Luiz Eduardo Magalhães entre os dias 6 e 10 de junho, com o tema “O agro sem fronteiras” foi um retrato da pujança do seu agronegócio. O Bahia Oil & Gas Energy promovida no Centro de Convenções Salvador, de 24 a 26 de maio, uma demonstração do vigor que ainda tem a exploração, produção e refino do petróleo, cantado nos jingles políticos do passado, junto com o cacau e a hidrelétrica de Paulo Afonso, como as riquezas da Bahia.

A Bahia Farm Show, está sendo realizada todos os anos, é a maior feira de tecnologia agrícola e negócios do Norte e Nordeste do Brasil e está entre as três maiores do País. Conta com a presença das maiores empresas de máquinas, implementos, insumos, aviação e serviços, além de palestras, oficinas, leilões e exposições, sendo uma excelente oportunidade de realizar negócios, promover marcas e ficar sabendo das novidades do setor. A deste ano contabilizou a presença de mais de 400 expositores, com negócios que superaram R$ 8 bilhões e por onde circularam mais de 100 mil pessoas. Realmente foi uma demonstração de força e determinação da iniciativa privada e do governo.

O Bahia Oil& Gas Energy deverá ser realizado a cada dois anos em Salvador e é um evento internacional com foco no setor de petróleo e gás no estado da Bahia, alternando-se com outro igualmente importante realizado em Mossoró, no estado do Rio Grande do Norte. É uma realização do Polo Sebrae Onshore, do Sebrae, do Instituto Politécnico da Bahia, da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás e da Petronor. Tem o objetivo de promover um ambiente setorial de negócios para apresentar bens e serviços, assim como debater temas que promovam maior produtividade e incorporação de novas tecnologias às atividades petrolíferas, aliadas aos desafios sociais e ambientais.

O sucesso do primeiro seminário Bahia Oil & Gas Energy foi medido pela presença de mais de nove mil participantes em três dias e com apresentação de 104 painelistas, pronunciamento de 9 conferências, efetuação de 9 eventos paralelos, realização de 317 reuniões de negócios, presença expositiva de 130 fornecedores de bens e serviços, instalação de 33 mesas compradoras, encaminhamento de 60 mil expectativas de negócios, efetivação de 5 visitas técnicas, além da Arena ESG e entrevistas com mídias especializadas.

As características importantes que se anotou nos dois eventos foram a predominância da iniciativa privada dos projetos apresentados, o fato do maior número de investimentos serem realizados no interior do estado, próprio dos negócios da exploração do petróleo e do agronegócio, e o caráter internacional de sua abrangência. Tanto uma como a outra atividade requer a participação de fornecedores de bens e serviços tais como de máquinas e equipamentos, insumos agrícolas e industriais, serviços de engenharia, de informática, de comunicação, gerando uma expectativa fantástica de novos empregos diretos e indiretos. Essas atividades são de ponta no planeta, o que exige melhor qualidade para os produtos. A tecnologia usada aqui se nivela com as mais avançadas no mundo e isso coloca o Brasil no topo das realizações, não ficando nada a dever para os países mais desenvolvidos.

O nível de escolaridade das pessoas que se dedicam a essas iniciativas é alto e requer o acompanhamento do ensino. As escolas técnicas e as universidades são levadas a acompanharem as exigências do mercado e isso proporciona uma melhoria do nível cultural da população. Lembro-me do momento da instalação do Polo Petroquímico de Camaçari que a relação do número de candidatos/vagas, no vestibular para química e engenharia química, esteve perto de superar as dos cursos de medicina e direito, que mais atraem estudantes historicamente. Isso dá uma ideia de como a sociedade se movimenta mostrando como é possível caminhar com suas próprias pernas.

Não é exagero esperar que teremos um futuro próspero com o empurrão dessas escolhas e outras de valor semelhante. Isso no dá a esperança de que um dia veremos o nosso país, onde reina a paz e onde se procura construir um ambiente de harmonia, sem a pobreza degradante que nos aflige e que nos torna menores.

Adary Oliveira - engenheiro químico e professor (Dr.) – [email protected]

O conteúdo dos artigos é de responsabilidade dos seus autores. Não representa exatamente a opinião do MODAIS EM FOCO.