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Transporte Aquaviário

Exploração comercial do Porto de Salvador completa 107 anos

O porto desempenha um papel decisivo para a economia baiana

13/05/2020 14h41

Foto: Secom - PMS

Nesta quarta-feira, dia 13, o Porto de Salvador completa 107 anos que finalizou as obras no Cais da Alfândega e iniciou sua exploração comercial. Até então, era precária a recepção de embarcações que atendiam à movimentada economia de Salvador, capital do Brasil Colônia de 1549 até 1763.

Durante dois séculos, Salvador foi o principal destino das embarcações que cruzavam o Atlântico na rota comercial entre o Novo e o Velho Mundo. A precariedade dos trabalhos gerava inquietação nos baianos. De acordo com informações de Nelson Cadena no blog Memórias da Bahia, o Porto era um projeto antigo, da época do Brasil Colônia, porém "sucessivamente adiado após tratos e destratos com concessionários". Uma odisseia que começou com a concessão dada à Bahia Docks Company Limited, constituída em Londres e que tinha Visconde de Mauá como diretor-presidente, e terminou com a execução das obras pela Companhia Cessionária das Docas do Porto da Bahia.

No fim de 1916, foi entregue ao tráfego o armazém número 7 e, em 16 de janeiro de 1922, o cais denominado Comendador Ferreira. A empresa concessionária mudou novamente a sua razão social, em 25 de junho de 1941, para Companhia Docas da Bahia. O Porto de Salvador sofreu intervenção federal nos termos do Decreto 67.677, de 30 de novembro de 1970, sendo depois encampado pela União, conforme o Decreto 77.297, de 15 de março de 1976. Por fim, a sua administração passou à atual Codeba, criada em 17 de fevereiro de 1977, como controlada da Empresa de Portos do Brasil S.A. (Portobras), extinta em 1990.

Primeira atracação

Embora Salvador tenha recebido diversas embarcações desde 1501, ano do registro da descoberta da Baía de Todos os Santos, a primeira atracação no local onde hoje conhecemos como Porto de Salvador, no trecho denominado Cais da Alfândega, aconteceu em 17 de julho de 1911, em manobra com o navio a vapor Canavieiras. A embarcação era propriedade da Companhia Bahiana de Navegação, inicialmente fundada por investidores ingleses em 1836 e posteriormente adquirida pelo governo baiano em 1905. Em 1957, tornou-se uma empresa de economia mista.

O porto hoje

Atualmente, o Porto de Salvador desempenha um papel decisivo para a economia baiana, se destacando na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e frutas, beneficiado, entre outros fatores, por sua posição estratégica em relação ao Continente Europeu e o Mercosul. Sua área de influência inclui, além da Bahia, o norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. É também um dos principais destinos das rotas de cruzeiros marítimos do litoral brasileiro.

Em 2019, o Porto de Salvador alcançou um novo recorde anual na movimentação de cargas, com 4,8 milhões de toneladas. A unidade registrou incremento de 9,2%, puxado pelo crescimento na carga conteinerizada, bem como por algumas operações com graneis sólidos minerais. Neste trimestre de 2020, fechou o período com crescimento de apenas 3,9%, em relação ao mesmo período do ano anterior.

- Com informações do Porto Gente