Utilizamos cookies de terceiros para fins analíticos e para lhe mostrar publicidade personalizada com base num perfil elaborado a partir dos seus hábitos de navegação. Pode obter mais informação e configurar suas preferências AQUI.

Transporte Aquaviário

Exportações no Porto de Cabedelo crescem 459,51% no 1º. semestre

Entre operações de importação e exportação, foram movimentadas cerca de 700 mil toneladas de cargas

05/07/2022 17h40

Foto: Divulgação

As exportações a partir do Porto de Cabedelo deram um salto importantíssimo no primeiro semestre desse ano, com o crescimento de 459,51% em relação ao mesmo período do ano passado.

O destaque ficou com as cargas de petcoke. A exportação desse granel ficou 443,59% acima do que foi registrado em 2021.

Além do coque de petróleo, as exportações de álcool também ganharam destaque no semestre, registrando o crescimento de 11,39% em relação ao primeiro semestre de 2021.

Desempenho geral

Nos primeiros seis meses desse ano, o Porto de Cabedelo movimentou 648.908 toneladas de cargas, entre operações de importação e exportação, reafirmando as estimativas de crescimento.

No período, as cargas de maior crescimento foram o petcoke e o diesel que, juntas, respondem por 56,11% do volume total de cargas movimentadas.

De acordo com a Gerência de Operações, houve um crescimento de mais de 11% nas operações com diesel e a movimentação de petcoke superou as 312 mil toneladas.

Além disso, o Porto de Cabedelo ainda movimentou 131.169 t de gasolina, totalizando mais de 186 mil toneladas de graneis líquidos no período. Com os granéis sólidos, o resultado no semestre foi de mais de 462 mil toneladas, somando as operações de petcoke, trigo e malte.

“Estamos colhendo o que foi plantado ao longo de tantos anos de trabalho. Resultados significativos graças aos investimentos e obras pelo Porto, graças aos diferenciais competitivos e também à segurança jurídica e eficiência que buscamos sempre oferecer”, celebrou a diretora-presidente Gilmara Temóteo.